Portugal assina projeto de apoio em língua portuguesa com Universidade de Timor-Leste

Portugal assina projeto de apoio em língua portuguesa com Universidade de Timor-Leste

Portugal assinou com a Universidade Nacional Timor Lorosae (UNTL) o novo projeto de capacitação em língua portuguesa, com financiamento conjunto de 2,7 milhões de euros, destinado a reforçar as competências do Centro de Língua Portuguesa da instituição.
 
O projeto - Formar, Orientar, Certificar e Otimizar (FOCO – UNTL) - insere-se na cooperação bilateral com a universidade pública timorense, cujo seu objetivo é "contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em Timor-Leste e consolidação da língua portuguesa como instrumento para aquisição e acesso ao conhecimento".
 
O objetivo global é "contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em Timor-Leste e consolidação da língua portuguesa como instrumento para aquisição e acesso ao conhecimento", referiu José Pedro Machado Vieira, Embaixador de Portugal em Timor-Leste.
 
A vigorar até 2022, o "Formar, Orientar, Certificar e Otimizar" (FOCO-UNTL) substitui o Projeto de Capacitação da UNTL em Língua Portuguesa, e "é constituído por um conjunto de atividades destinadas a contribuir para o reforço das competências do Centro de Língua Portuguesa da UNTL".
 
O projeto aposta na melhoria do nível de proficiência em língua portuguesa dos professores e alunos da UNTL, assim como dos funcionários da Administração Pública e público em geral e ao mesmo tempo "na componente de certificação do nível de proficiência em língua portuguesa".
 
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 10-04-2019