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Ponte do Delta ligará Macau a Hong Kong e Zhuhai
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CHINA | Macau
Publicado em 02-08-2017
Macau, Hong Kong e Zhuhai estarão ligadas pela maior ponte do mundo no final deste ano. A conclusão da construção da Ponte do Delta do Rio das Pérolas está mais próxima, agora que a pavimentação da superfície do segmento principal foi concluída.
Ainda que seja oficialmente denominada de ponte, a construção é na verdade uma série de infraestruturas que cruzam o estuário do Rio das Pérolas: seis quilómetros de túneis subaquáticos, pontes e várias ilhas artificiais, cerca de 30 metros acima da água.
Para além de ser a maior secção daquela que vai ser a maior ponte sobre água do mundo, é também considerada a mais exigente em termos técnicos, já que a empreitada previa a inclusão de três zonas de travessia e de três canais de navegação, nomeadamente os de Jiuzhou, de Qingzhou e de Jiangzhou.
Os trabalhos no tabuleiro, com um comprimento de 4700 metros, equivalentes a 80 por cento do total da extensão do principal segmento da ponte Hong Kong-Macau-Zhuhai, foram terminados. Segue-se a instalação dos equipamentos de facilitação da circulação automóvel.
A nova estrutura exigiu atenção ao impacto ambiental no Delta do Rio das Pérolas, incluindo os corredores que sustentam a vida marinha. No caso do design da ponte, foram tidos em conta os canais do rio, a hidrologia e as rotas de navegação - está prevista a circulação de cerca de quatro mil barcos nas águas, servindo os portos espalhados pelo estuário - para garantir que o ecossistema natural não seja comprometido e os canais bloqueados.
Su Quanke, engenheiro-chefe da Autoridade da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, afirmou que a equipa que lidera superou mais de 80 obstáculos a nível técnico para construir uma base sólida para a ponte. “Todas as unidades principais são padronizadas e a produção é industrializada. A instalação pode ser implementada a larga escala, com detalhe”, disse em conferência de imprensa. Da mesma forma, a ponte dispõe de um sistema de controlo digital e a sua manutenção pode ser feita facilmente e de maneira eficiente.
Já Meng Fanchao, designer-chefe do projeto, apontou que a equipa de design procurou aconselhamento junto de especialistas de vários ramos, incluindo proteção ambiental, navegação, hidrologia, aviação, socio economia, engenharia de pontes, tecnologia de engenharia e meteorologia. A equipa acabou por escolher uma das doze propostas finais depois de complexa avaliação científica.
Projeto pensado há 35 anos
O primeiro esquisso do projeto foi apresentado em 1983. O magnata Gordon Wu Ying-sheung foi o visionário que pensou a ponte como forma de acelerar a integração das duas margens do Rio das Pérolas. À época, Zhuhai encontrava-se ainda na fase inicial de desenvolvimento, vindo a tornar-se, na década de 1980, uma das primeiras zonas económicas especiais estabelecidas pelo Governo Central. Wu indicou na sua proposta que a cidade exigia uma melhor rede de transportes de ligação a Hong Kong.
Foi em 1997 que o potencial do plano foi visto pelas autoridades. O desenho inicial acabou por ser descartado e o projeto que se seguiu já previa a ligação entre Zhuhai e Macau, conectados ao Aeroporto Internacional de Hong Kong. Em 2009, depois de negociações entre as três partes, o plano final foi concluído e arrancaram as construções daquela que será, no final deste ano, a maior ponte do mundo.
Mas a Ponte do Delta do Rio das Pérolas ocupa apenas o sexto lugar (10 mil milhões de dólares americanos) dos maiores investimentos em projetos de infraestruturas da China, que encara o investimento neste sector como o trilhar de um caminho no sentido de um crescimento económico mais forte.