Olivença celebrou o Dia da Língua Portuguesa

Olivença celebrou o Dia da Língua Portuguesa

Foi a primeira vez que a cidade de Olivença promoveu a evocação ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, numa organização conjunta com a UCCLA, no dia 5 de maio, com um vasto programa de eventos institucionais e culturais, no Convento de São João de Deus e Castelo de Olivença.

A sessão de abertura contou com as intervenções do presidente da Câmara de Olivença, Manuel José González Andrade, do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, e do embaixador da UNESCO António Sampaio da Nóvoa.
 

Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca3  Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca1  Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca2

Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca4  Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca5  Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca6

 

O autarca Manuel Andrade enfatizou a importância da língua portuguesa e do caminho que ainda é necessário trilhar para que haja mais falantes do português.

A UCCLA tem “muito orgulho em participar nestas comemorações, cujo contributo se deve em exclusivo à Câmara de Olivença” iniciou Vitor Ramalho, destacando que a língua portuguesa tem uma identidade própria, onde existe um “cruzamento histórico entre os nossos povos e países”. Para o Secretário-geral, todos os nossos países têm por fronteira o mar, o que do ponto de vista económico é de grande importância e “quem a aproveitou bem foi Macau, que foi nomeada como plataforma de ligação com os Países de Língua Portuguesa”. “Somos a primeira língua mais falada do atlântico sul e temos capacidade para ir mais longe” terminou o responsável da UCCLA.

Para Sampaio da Nóvoa, a língua portuguesa é uma língua de cultura e elegeu 6 “C” que representam a valorização da língua: “Cultura, Criação, Ciência, Comunicação, Convivialidade e Cidadania”. De salientar que António Sampaio da Nóvoa, enquanto Embaixador de Portugal na UNESCO propôs (em 2020) e foi aceite, que o Dia Mundial da Língua Portuguesa fosse comemorado, anualmente, a 5 de Maio.

Após a sessão de abertura, teve lugar a sessão sobre “Narrativas da Língua Portuguesa” com as intervenções, em vídeo, do escritor moçambicano Mia Couto e do escritor angolano José Eduardo Agualusa, e, presencialmente, João Morgado.
 

Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca7  Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca8  Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca9

 

De seguida os alunos do IES Puente Ajuda representaram, em teatro, a peça “O Zé das Moscas”.

Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca14  Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca15


O palco foi dado ao cantor de São Tomé e Príncipe Tonecas Prazeres, que animou as comemorações do Dia da Língua Portuguesa.

Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca10  Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca11  Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca12


De seguida, a escritora brasileira Márcia Souto abordou o tema “O Contributo da Mulher para a Valorização da Língua Portuguesa”.

Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca13

 

Vídeo da Manhã

 

Na parte da tarde, foram abordadas as seguintes temáticas:
- “A Língua como Património Vivo”, com a intervenção de Francisco Nuno Ramos, Secretário-geral do Observatório da Língua Portuguesa” e Iolanda Andrei, da Academia Galega da Língua Portuguesa;
- “Língua Portuguesa: Espelho de Línguas e Culturas da Raia” pelo Professor Catedrático da Universidade de Vigo, Xosé Henrique Costas González;
- “A Mesma Língua para Diferentes Gerações” com a participação de cidadãos de Olivença, que leram pequenas frases.
 

Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca16  Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca17  Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca18

Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca19  Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca19A

 

A sessão de encerramento contou com as intervenções de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, José Ribeiro e Castro, coordenador do Movimento 800 anos da Língua Portuguesa, Vitor Ramalho, Secretário-geral da UCCLA, e Manuel José González Andrade, presidente da Câmara de Olivença.
 

Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca20  Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca21  Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca22


Para Carlos Moedas mais de 260 milhões de pessoas falam português, pensam, cantam e sonham em português. “Neste dia quero saudar todos aqueles que partilham esta língua. Que seja sempre celebrada”, terminando com uma frase de Fernando Pessoa “A nossa pátria é a Língua Portuguesa”.

O traço identitário e o valor patrimonial da língua portuguesa foram exaltados por José Ribeiro e Castro, que destacou a frase “Da minha língua vê-se o mar”, de Vergílio Ferreira, para definir o horizonte que a língua alcança.

Com uma saudação muito especial ao autarca de Olivença, Vitor Ramalho enfatizou que “as nossas línguas são línguas que se cruzam” para destacar a “visão visionária de futuro” que o autarca tem.

Para o presidente Manuel Andrade esta “iniciativa permitiu dar uma visão da língua portuguesa no mundo e da sua importância”.

Os trabalhos terminaram com as palavras de Eduardo Naharro-Macías Machado, da Aula de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade Popular de Olivença, com “Viva a língua. Viva a Língua Portuguesa!”.
 

Vídeo da Tarde
 

As comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa terminam em grande, no Castelo de Olivença, com a atuação musical de Sandra Horta, com os ritmos de Cabo Verde.

Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca23  Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca25  Dia da Lingua Portuguesa-Olivenca24

 

Programa das comemorações


Fotos e vídeos: Câmara Municipal de Olivença | Ángel Bueno

 

 

Publicado em 08-05-2023