Olhares sobre Angola

Olhares sobre Angola

Nos dias 9 e 10 de julho a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema (Rua Barata Salgueiro, 39 – Lisboa, Portugal) abre as suas portas a um evento inteiramente dedicado ao cinema angolano, que contará com o apoio institucional da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa).

Olhares sobre Angola pretende incentivar o intercâmbio cultural assumindo um papel no desenvolvimento e promoção do cinema angolano em Portugal e ao mesmo tempo estabelecer uma visão contemporânea e atualizada de Angola.

Este ano, na sua II Edição, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, os destaques vão para dia 9 de julho, às 20 horas, onde ocorre o lançamento do livro  “Angola – Nascimento de uma Nação”, Vol I “Cinema do Império”, com coordenação da investigadora Maria do Carmo Piçarra e do produtor/realizador Jorge António. Às 21h30, estreia a longa-metragem do realizador Mawete Paciência, “Rastos de Sangue” sobre as consequências que a guerra deixou nos jovens angolanos.

No dia 10 de julho, às 19 horas, a programação continua com uma sessão dedicada ao documentário, na qual será exibido o último filme de Jorge Pelicano “Ganhos de Paz” que nos fala do caminho que Angola está a percorrer para um radioso futuro e, por fim, às 22 horas, haverá uma sessão especial com curtas-metragens, videoclips e filmes experimentais de jovens e promissores cineastas angolanos.

Olhares sobre Angola é um evento idealizado e organizado pela Associação Il Sorpasso, pela Mukixe Produções e pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema em colaboração com a BPO Advogados e a Associação Chá de Caxinde - Portugal.

Olhares sobre Angola é um evento em desenvolvimento que pretende ter uma periodicidade anual e nas próximas edições estender a sua ação a outras vertentes artísticas – podendo integrar também à programação do evento, concertos, exposições, artes performativas entre outras formas de expressão artística – que melhor representam a cultura deste país.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Terça-Feira, 9 Julho – Cinemateca Portuguesa

20h30

Lançamento da obra:

Angola – Nascimento de uma Nação, Vol I “Cinema do Império”.

Com a presença de: Maria do Carmo Piçarra, Jorge António e Manuel S. Fonseca.

 

21H30 – Sessão de Abertura 

“RASTOS DE SANGUE ”

Mawete Paciência, 2012, 106’.

Um filme de ficção cujos protagonistas são crianças sobreviventes dos traumas de guerra em Angola. Menino (TCHIENDA) é um dos protagonistas deste drama, sua trajectória é de fundamental importância para compreender os primórdios do contexto da sua atitude violenta.

 

 

Quarta-Feira, 10 Julho – Cinemateca Portuguesa

19H00 

“GANHOS DE PAZ”

Jorge Pelicano, 2012, 67’.

Em busca de um país em desenvolvimento. Em busca de um povo que se ergue. O presente - as infra-estruturas que puxam Angola para o progresso, o futuro - as crianças. Um país em mudança. Um país com os maiores recursos hídricos do mundo, de turismo, de vias de comunicação e infra-estruturas inimagináveis à 11 anos atrás.

Pelo caminho, ficam as paisagens. Fica a cultura de um povo. A tradição das suas gentes. Ao fundo da estrada, o sorriso. Das crianças. De um país.

 

22H00

FRAGMENTOS

“Bebi Beberei Bebendo”, (Vídeo Clip), 5’42’’, Vic Pereiró

“Mulher Madura”, (Vídeo Clip), 4´30’’, Vic Pereiró

“Bakongo”, (Vídeo Clip), 4’20”, Guilherme Valentim e William Sossai

“Tanto”, (Video Clip), 4’24’’, Mário Bastos

“Gasosa” (Video clip), 3’02’’, Fred Belchior

“24/7” (curta), 3’20’’, Mário Bastos

“Cambeck” (curta), 15’, Binelde Hyrcam

“Performance do Absurdo”, Binelde Hyrcam

Publicado em 02-07-2013