

No âmbito do projeto Nosso Património, Nossa Riqueza, decorreram, até ao dia 9 de setembro, duas oficinas de formação pedagógica em “Contação de Histórias e Educação Patrimonial”, com duração de 14 horas e o envolvimento de 46 professores, educadores de infância e diretores pedagógicos, na Biblioteca Municipal Pedro Silva, na Ribeira Grande de Santiago, em Cabo Verde.
O projeto acolheu um maior envolvimento municipal, face aos resultados obtidos, alargando a participação, para além do Agrupamento de Escolas I de Porto Mosquito, ao Agrupamento de Escolas III de São Martinho Grande e ao Agrupamento de Escolas IV de Pico Leão, para a promoção de uma maior partilha e intercâmbio metodológico do Programa de Educação Patrimonial, em implementação na Escola Básica de Porto Mosquito e Jardim de Infância Estrela do Mar, em Porto Mosquito.
As oficinas desenvolveram, em contexto, a experimentação conceptual e metodológica para uma intervenção estruturante e autónoma, a partir das escolas, na mobilização entre gerações, para o reconhecimento, expressão e intervenção cultural na conservação do património local.
Com práticas pedagógicas transformadoras e uma abordagem sistémica de promoção de aprendizagens significativas, foram estimuladas vivências de conservação do património cultural e natural, num movimento criativo, expressivo (através da contação de histórias), de pertença e participação na identificação do espaço simbólico, da memória e das referências culturais e naturais onde as escolas se situam, colaborando estas no seu reconhecimento, preservação e recriação.
A Delegada do Ministério da Educação, Ernestina Rocha, realizou uma comunicação de encorajamento aos professores, sublinhando a importância desta colaboração pedagógica.
A oficina de formação em Contação de Histórias foi ministrada por Américo Monteiro Fortes (Xclumbumba).
O projeto NOSSO PATRIMÓNIO, NOSSA RIQUEZA: da valorização do património local à promoção do turismo cultural sustentável e gerador de rendimento local decorre na localidade de Porto Mosquito, município de Ribeira Grande de Santiago, ilha de Santiago, em Cabo Verde (2024 - 2026), com o objetivo específico de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico local, com a participação da população na preservação cultural e ambiental, para a diversificação económica e qualificação da produção e do turismo cultural e sustentável.
O projeto é cofinanciado pelo Camões, I.P. e desenvolvido pela URB-África - Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento Urbano (ONGD da UCCLA), em parceria com a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago (cidade membro da UCCLA), Associação LANTUNA - a conservar o que é nosso (ONG para a conservação da biodiversidade e promoção do desenvolvimento sustentável), Embaixada de Cabo Verde em Portugal/Centro Cultural Cabo Verde e União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.