Oficinas de formação de professores marcam início do ano letivo na Ribeira Grande de Santiago
Imagem
Oficinas de formação de professores marcam início do ano letivo na Ribeira Grande de Santiago
CABO VERDE | Ribeira Grande de Santiago
Publicado em 11-09-2025

No âmbito do projeto Nosso Património, Nossa Riqueza, decorreram, até ao dia 9 de setembro, duas oficinas de formação pedagógica em “Contação de Histórias e Educação Patrimonial”, com duração de 14 horas e o envolvimento de 46 professores, educadores de infância e diretores pedagógicos, na Biblioteca Municipal Pedro Silva, na Ribeira Grande de Santiago, em Cabo Verde.

O projeto acolheu um maior envolvimento municipal, face aos resultados obtidos, alargando a participação, para além do Agrupamento de Escolas I de Porto Mosquito, ao Agrupamento de Escolas III de São Martinho Grande e ao Agrupamento de Escolas IV de Pico Leão, para a promoção de uma maior partilha e intercâmbio metodológico do Programa de Educação Patrimonial, em implementação na Escola Básica de Porto Mosquito e Jardim de Infância Estrela do Mar, em Porto Mosquito.

As oficinas desenvolveram, em contexto, a experimentação conceptual e metodológica para uma intervenção estruturante e autónoma, a partir das escolas, na mobilização entre gerações, para o reconhecimento, expressão e intervenção cultural na conservação do património local.

Com práticas pedagógicas transformadoras e uma abordagem sistémica de promoção de aprendizagens significativas, foram estimuladas vivências de conservação do património cultural e natural, num movimento criativo, expressivo (através da contação de histórias), de pertença e participação na identificação do espaço simbólico, da memória e das referências culturais e naturais onde as escolas se situam, colaborando estas no seu reconhecimento, preservação e recriação.

A Delegada do Ministério da Educação, Ernestina Rocha, realizou uma comunicação de encorajamento aos professores, sublinhando a importância desta colaboração pedagógica.

A oficina de formação em Contação de Histórias foi ministrada por Américo Monteiro Fortes (Xclumbumba).

O projeto NOSSO PATRIMÓNIO, NOSSA RIQUEZA: da valorização do património local à promoção do turismo cultural sustentável e gerador de rendimento local decorre na localidade de Porto Mosquito, município de Ribeira Grande de Santiago, ilha de Santiago, em Cabo Verde (2024 - 2026), com o objetivo específico de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico local, com a participação da população na preservação cultural e ambiental, para a diversificação económica e qualificação da produção e do turismo cultural e sustentável.

O projeto é cofinanciado pelo Camões, I.P. e desenvolvido pela URB-África - Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento Urbano (ONGD da UCCLA), em parceria com a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago (cidade membro da UCCLA), Associação LANTUNA - a conservar o que é nosso (ONG para a conservação da biodiversidade e promoção do desenvolvimento sustentável), Embaixada de Cabo Verde em Portugal/Centro Cultural Cabo Verde e União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.