Oficina de Formação Informática Básica para Bibliotecários

Oficina de Formação Informática Básica para Bibliotecários

No âmbito do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique 2.ª fase decorreu, até ao dia 8 de dezembro, a Oficina de Formação Informática Básica para Bibliotecários, ministrada por Mussagy Octaviano.
 
A oficina, com duração de 25 horas, tinha como objetivo informatizar os serviços públicos das bibliotecas, através da aprendizagem de diversos programas informáticos aplicados aos documentos reguladores de trabalho - registos, plano, comunicação e avaliação. A oficina contou com a participação de todos os técnicos e responsáveis bibliotecários das bibliotecas públicas e escolares do Distrito da Ilha de Moçambique.
 
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A ação decorreu de iniciativas prévias de formação, nomeadamente, em 2017: Oficina Biblioteca Itinerante (formação em exercício), 8 horas; Oficina de Formação Avaliação e planeamento participativo, 11 horas; Oficina de Formação Conceção dos materiais pedagógicos de trabalho e guiões metodológicos, 10 horas; Oficina de Formação Espaço Biblioteca, 181h30; Oficina de Formação Organização e Metodologias de Gestão de Bibliotecas, 27h30; Oficina Roda de Leitura/Visita Viajar pelos Livros/Atelier Livro/Poka Pokani (formação em exercício), 2 horas; e seminário interno de gestão e avaliação de projeto, 4 horas.
 
A ação do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique conseguiu criar Bibliotecas Escolares básicas, com itinerância de livros e diários de bordo entre as bibliotecas públicas e escolares no âmbito da Comunidade de Aprendizagem/Bibliotecas de Capulana Viajante em Leitura Compartilhada - livros com diário de bordo que “viajam” de sala em sala em saco de capulana. 
 
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Em 2017 o Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique criou, fisicamente, a rede de bibliotecas “Somos Todos Biblioteca” com a abertura de 5 novas bibliotecas no distrito da Ilha de Moçambique: Biblioteca da Escola Primária Completa do Lumbo (sede de ZIP), Biblioteca da Escola Profissional da Ilha de Moçambique, Biblioteca da Escola Secundária de Murromone, Biblioteca Pública Distrital da Ilha de Moçambique e Biblioteca Pública Municipal da Ilha de Moçambique. Para além destas, foi requalificada a Biblioteca da Escola Secundária da Ilha de Moçambique.
 
As bibliotecas envolvem diversos serviços e atividades, tais como: acesso à leitura e ao livro, à informação, apoio na pesquisa, atividades com crianças, jovens e grupos escolares, atividades culturais, exposições, ateliers criativos, encontros com escritores, artistas, contadores de histórias e outros ofícios, energia para portátil e outros dispositivos eletrónicos, espaços confortáveis para trabalhar, ler e relaxar, estudo e autoformação, individual e em grupo, itinerância em bairros e escolas, jogos, visitas, festas e clubes de leitura, oficinas de formação, oficinas do livro - fazer livros, escrever e ilustrar novas histórias, Poka Pokani e Rodas de Leitura.
 
Estas ações do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique visam apoiar o desenvolvimento integrado e sustentado da Ilha de Moçambique, com destaque para o sector da Educação, na formação, desenvolvimento e valorização do potencial humano e promoção do conhecimento/reconhecimento do património cultural local, com intervenção direta em todos os estabelecimentos de ensino do distrito da Ilha de Moçambique - ensino primário e sua conjugação com o pré-escolar, secundário, profissional e universitário e bibliotecas públicas e escolares.
 
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O Projeto Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, 2.ª fase (2015-2018) - Componente 1 tem o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP e é desenvolvido pela UCCLA em parceria com o Conselho Municipal da Ilha de Moçambique e Conselho Municipal de Maputo em torno dos seguintes eixos: "Apoio aos Órgãos Municipais", "Urbanismo", "Salubridade Ambiental", "Educação" e "Promoção do Turismo".
 
Estas ações decorreram no âmbito do Componente 1 - UCCLA: Projeto de Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique, Eixo 4 - Educação.
 
 
 
Publicado em 08-12-2017