Oeiras com plano de investimento para requalificação de escolas

Oeiras com plano de investimento para requalificação de escolas

A Câmara Municipal de Oeiras (Membro Associado da UCCLA), em Portugal, vai investir um total de 25 milhões de euros para reabilitação das escolas - uma das linhas estratégicas da nova política educativa 2017-2021 do concelho. 
 
A autarquia de Oeiras está a preparar, com o Ministério da Educação, um plano de investimento de 15,5 milhões de euros, dos quais 25% serão comparticipados pela Câmara Municipal, para a reabilitação de todas as escolas Básicas Integradas, EB2+3 e Secundárias, nos próximos anos. A autarquia vai, ainda, investir 9,5 milhões de euros para reabilitação dos jardins-de-infância e escolas do 1.º Ciclo. 
 
O autarca Isaltino Morais reuniu com 600 educadores e professores do concelho de Oeiras para apresentar as linhas estratégicas da nova política educativa 2017-2021, reafirmando o seu compromisso com a Educação.
 
“Vou garantir, de forma única, como nunca aconteceu neste concelho e provavelmente no país - e estou disponível para que me cobrem se não for verdade - o financiamento necessário para a criação de projetos, de modo a dar condições para que os professores, os alunos, e os pais sintam confiança no sistema educativo e para termos, de facto, os melhores alunos do país”, afirmou.
 
O alargamento da oferta de creches existentes e aumento do número de vagas na educação pré-escolar, assim como a criação de um Centro de Ciência em Oeiras, em parceria com as universidades sedeadas no território, são algumas das medidas que fazem parte da política educativa municipal, composta por 7 eixos estratégicos: planeamento estratégico; reabilitação e manutenção do parque escolar; recursos educativos; apoio às escolas aos docentes; interligar as escolas, as famílias e a comunidade; apoio a projetos extracurriculares e interagir partilhar e comunicar boas práticas.
 
O vereador da Educação, Pedro Patacho, enumerou algumas medidas já a ser desenvolvidas pelo executivo, como a execução do Plano Municipal de Promoção do Sucesso Escolar, em articulação com os agrupamentos escolares, a reorganização e melhoramento do funcionamento das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo.
 
Em outubro será também apresentado os Jogos de Oeiras, uma competição desportiva, em várias modalidades, que acontecerá ao longo do ano letivo.
 
Outra novidade deste é o programa Oeiras Educa, um forte contributo para disponibilizar uma grande diversidade de oferta educativa não formal existente no concelho de Oeiras, de modo a que os educadores e professores possam, com sucesso, articulá-la com o seu trabalho nas escolas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 06-09-2018