Obra vencedora do Prémio Literário UCCLA apresentada na Feira do Livro

Obra vencedora do Prémio Literário UCCLA apresentada na Feira do Livro

Decorreu no dia 13 de junho, no auditório da APEL da Feira do Livro de Lisboa, a apresentação da obra vencedora da 3.ª edição do Prémio Literário UCCLA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa - atribuída ao livro “Equilíbrio Distante” da autoria de Óscar Ruben Lopez Maldonado.
 
Estiveram presentes, e intervieram no evento, Ana Runkel, em representação do Ministério da Cultura de Portugal, Germano Almeida, galardoado com o Prémio Camões 2018 e membro permanente do júri do Prémio Literário UCCLA, Vitor Ramalho, Secretário-Geral da UCCLA, António Carlos Cortez, consultor do prémio, João Pinto de Sousa, editor da Bela e o Monstro, José Ribeiro e Castro, representante do Movimento 2014, e Rui Lourido, coordenador cultural da UCCLA. 
 
Apresentacao obra vencedrora 3 Premio Literario UCCLA_7059  Livro Equilibrio Distante  Apresentacao obra vencedrora 3 Premio Literario UCCLA_0698
 
Destacando a importância deste prémio Vitor Ramalho afirmou que é “relevante sublinhar que, em termos de candidaturas, é o maior prémio de participantes” a concurso de língua portuguesa. 
 
Ana Runkel leu uma mensagem do Ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, onde refere a quantidade de concorrentes a este prémio, destacando a participação feminina.
 
Germano Almeida leu uma mensagem do vencedor, que poderá ser visualizada aqui.
 
Apresentacao obra vencedrora 3 Premio Literario UCCLA_0693  Apresentacao obra vencedrora 3 Premio Literario UCCLA_0701  Apresentacao obra vencedrora 3 Premio Literario UCCLA_7061
 
Para o consultor do prémio, poeta António Carlos Cortez, o Prémio Literário UCCLA veio “sinalizar” algumas questões: a “tónica da lusofonia”, da leitura, da poesia e da escrita em língua portuguesa, dando como exemplo o vencedor que é do Paraguai; a importância da literatura e o reforço da “pujança da língua portuguesa”.
 
Confessando alguma tristeza na falta de leitura arredada do ensino em português, o consultor deixou alguns recados e apelou para que as escolas, os professores e os jovens cultivem mais a memória e a cultura.
 
Para José Ribeiro e Castro este é um prémio dirigido aos novos escritores e de “valorização da nossa língua e da nossa literatura”, realçando que, pela primeira vez, “temos um prémio de poesia”.
 
João Pinto de Sousa agradecendo todo o trabalho de uma equipa, destacou as palavras do vencedor e o papel da editora em permitir alcançar “o sonho”.
 
Rui Lourido destacou a importância do prémio, as edições anteriores e o número de participantes, reforçando que este prémio não tem qualquer valor pecuniário, apenas participação em eventos literários promovidos pela UCCLA.
 
 
O Prémio Literário UCCLA é uma iniciativa conjunta da UCCLA e Editora A Bela e o Monstro, que conta com o apoio do Movimento 2014 e Câmara Municipal de Lisboa, e tem como objetivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela e conto) e da poesia, em língua portuguesa, por novos escritores.
 
 
 
 
 
Publicado em 14-06-2018