Obra vencedora do Prémio Literário UCCLA apresentada na Feira do Livro
Imagem
Obra vencedora do Prémio Literário UCCLA apresentada na Feira do Livro
Publicado em 14-06-2018
Decorreu no dia 13 de junho, no auditório da APEL da Feira do Livro de Lisboa, a apresentação da obra vencedora da 3.ª edição do Prémio Literário UCCLA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa - atribuída ao livro “Equilíbrio Distante” da autoria de Óscar Ruben Lopez Maldonado.
 
Estiveram presentes, e intervieram no evento, Ana Runkel, em representação do Ministério da Cultura de Portugal, Germano Almeida, galardoado com o Prémio Camões 2018 e membro permanente do júri do Prémio Literário UCCLA, Vitor Ramalho, Secretário-Geral da UCCLA, António Carlos Cortez, consultor do prémio, João Pinto de Sousa, editor da Bela e o Monstro, José Ribeiro e Castro, representante do Movimento 2014, e Rui Lourido, coordenador cultural da UCCLA. 
 
Apresentacao obra vencedrora 3 Premio Literario UCCLA_7059  Livro Equilibrio Distante  Apresentacao obra vencedrora 3 Premio Literario UCCLA_0698
 
Destacando a importância deste prémio Vitor Ramalho afirmou que é “relevante sublinhar que, em termos de candidaturas, é o maior prémio de participantes” a concurso de língua portuguesa. 
 
Ana Runkel leu uma mensagem do Ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, onde refere a quantidade de concorrentes a este prémio, destacando a participação feminina.
 
Germano Almeida leu uma mensagem do vencedor, que poderá ser visualizada aqui.
 
Apresentacao obra vencedrora 3 Premio Literario UCCLA_0693  Apresentacao obra vencedrora 3 Premio Literario UCCLA_0701  Apresentacao obra vencedrora 3 Premio Literario UCCLA_7061
 
Para o consultor do prémio, poeta António Carlos Cortez, o Prémio Literário UCCLA veio “sinalizar” algumas questões: a “tónica da lusofonia”, da leitura, da poesia e da escrita em língua portuguesa, dando como exemplo o vencedor que é do Paraguai; a importância da literatura e o reforço da “pujança da língua portuguesa”.
 
Confessando alguma tristeza na falta de leitura arredada do ensino em português, o consultor deixou alguns recados e apelou para que as escolas, os professores e os jovens cultivem mais a memória e a cultura.
 
Para José Ribeiro e Castro este é um prémio dirigido aos novos escritores e de “valorização da nossa língua e da nossa literatura”, realçando que, pela primeira vez, “temos um prémio de poesia”.
 
João Pinto de Sousa agradecendo todo o trabalho de uma equipa, destacou as palavras do vencedor e o papel da editora em permitir alcançar “o sonho”.
 
Rui Lourido destacou a importância do prémio, as edições anteriores e o número de participantes, reforçando que este prémio não tem qualquer valor pecuniário, apenas participação em eventos literários promovidos pela UCCLA.
 
 
O Prémio Literário UCCLA é uma iniciativa conjunta da UCCLA e Editora A Bela e o Monstro, que conta com o apoio do Movimento 2014 e Câmara Municipal de Lisboa, e tem como objetivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela e conto) e da poesia, em língua portuguesa, por novos escritores.