Novo programa de mobilidade AULP

Novo programa de mobilidade AULP

O ProCultura+ é o novo programa de mobilidade AULP - Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Membro Apoiante da UCCLA) que reúne estudantes e professores, com o objetivo de promover a capacitação artística e construção de pensamento crítico de estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste (PALOP-TL), através da concretização de 94 mobilidades.

Trata-se de um projeto financiado pelo Programa Erasmus+ através da Ação-chave KA171 International Credit Mobility e surge como resultado da Ação PROCULTURA PALOP-TL - Promoção do Emprego nas Atividades Geradoras de Rendimento no Setor Cultural nos PALOP e Timor-Leste, financiada pela União Europeia, co-financiada e gerida pelo Camões, IP (Acordo de Delegação FED/2019/405-279).
 

ProCultura+

 

Dança, música, teatro, cinema, gestão do património cultural, língua, culturas e literatura portuguesa. Estas são as áreas disciplinares abraçadas neste projeto que incide exclusivamente sobre o primeiro ciclo de estudos superiores (licenciatura).

O ProCultura+ é um programa de mobilidade internacional que envolve 50 estudantes dos PALOP-TL (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e 44 professores dos PALOP-TL e de Portugal. As mobilidades decorrem entre fevereiro de 2023 e julho de 2025 e têm a duração de um semestre letivo para os estudantes, e de uma semana de trabalho para os professores.

A AULP, conjuntamente com 11 instituições de ensino superior de Portugal obtiveram uma Acreditação de Consórcio Erasmus de Mobilidade para o Ensino Superior, o Consórcio ProCultura+ que é válido de julho de 2021 até dezembro de 2027. As 11 instituições de ensino são: Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Lisboa, Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior, Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Coimbra, Universidade da Madeira, Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Porto.
 

Mais informações sobre o ProCultura+ disponível no link www.proculturamais-aulp.org

 

 

Publicado em 24-01-2023