Novo do aeroporto internacional de Oecusse

Novo do aeroporto internacional de Oecusse

Foi inaugurado o novo Aeroporto Internacional Rota do Sândalo, na cidade de Pante Macassar, no enclave de Oecusse (Membro Efetivo da UCCLA), em Timor-Leste. O aeroporto amplia significativamente as condições do acesso ao enclave que até 2015 era praticamente apenas por estrada e mar.
 
A nova infraestrutura, a mais moderna do país, é a "jóia" do projeto da Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA) e da Zona Especial de Economia Social de Mercado (ZEESM), projeto que assinala o seu quinto aniversário.
 
O aeroporto tem uma pista de 2.200 metros de comprimento e de 45 metros de largura, com um 'stopway' pavimentado de 60 metros a cada extremidade e uma zona de segurança adicional (RESA) de 90 metros, além de uma faixa de 300 metros de largura de área de proteção.
 
Com uma área de 8.500 metros quadrados e uma capacidade anual para acolher até um milhão de passageiros o aeroporto foi construído pela empresa indonésia Wijaya Karya Tbk (Wika) com base num projeto do atelier português Allby Arch.
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 19-06-2019