A Guiné-Bissau tem, desde o início do mês, um novo Código de Estrada que substitui o anterior, em vigor há 60 anos. Este código possui novas regras, adaptadas à realidade atual, como a obrigação do uso de cintos de segurança, tipologia das estradas e normas de conduta dos peões.
Segundo o diretor-geral de Viação e Transportes Terrestres (DGVTT), Bamba Injai, o novo código começou a vigorar após um período de sensibilização e divulgação do documento junto de utentes da estrada.
Banjai disse que o novo código é adaptado às regras da sub-região e tem muitas alterações em relação ao antigo que vigorava há 60 anos, explicando que possui regras que são adaptadas à realidade atual desde a obrigação de uso de cintos de segurança, tipos de estradas e da educação de peões.
O diretor-geral anunciou, ainda, que vão colocar mais de 200 quadros da viação em todas as estradas da Guiné-Bissau para apreensão das viaturas em situações irregulares e pediu a todos para respeitarem o novo código.
Por outro lado, informou que a partir do dia 4 de setembro, vai começar o recenseamento de todos os veículos, em todo o território nacional, para saber o número exato de viaturas em circulação.