Nova toponímia na Beira inclui Chissano e Dhlakama

Nova toponímia na Beira inclui Chissano e Dhlakama

Na cidade da Beira (membro Associado da UCCLA), em Moçambique, os nomes de Joaquim Chissano, antigo Presidente da República, e de Afonso Dhlakama, líder da Renamo - ambos subscritores do Acordo Geral da Paz - constam de uma vasta lista nominal aprovada, pela Assembleia Municipal da Beira, para a nova toponímia da cidade.
 
Assim, a Avenida General Vieira da Costa passa a designar-se Avenida Joaquim Chissano, enquanto a antiga Estrada Nacional Número Seis EN-6, que parte do mercado Maquinino até ao bairro de Inhamizua, arredores da urbe, passa a chamar-se Afonso Dhlakama.
 
Fazem parte da lista personalidades políticas, culturais, desportivas e outras, cujos nomes serão atribuídos a ruas e avenidas do município: Alberto Chipande, Uria Simango, Lurdes Mutola, Josina Machel, Carlos Cardoso, Gil Sistac, padre Mateus Guendjere, Chiquinho Conde, David Mazembe, Graça Machel, Sebastião Mabote, Raul Domingos, Marcelino dos Santos, Joana Simeão, Filipe Magaia, Daviz Simango, Feliciano Gundana, bem como Nelson Mandela, Papa João Paulo II, entre outros.
 
Falando durante a apresentação da proposta agora aprovada, o edil da Beira, Daviz Simango, explicou que a indicação dos nomes resultou da auscultação pública que decorreu em todos os bairros da cidade.
 
Simango sublinhou que a atribuição dos topónimos obedeceu a todos os princípios da unidade nacional, porque as figuras indicadas se notabilizaram em diversas áreas de interesse da nação, tais como na luta de libertação nacional, história do país, desporto, ciência, cultura, produção, económica, académica, defesa e segurança.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 04-04-2016