Nampula inaugura Centro de Saúde de Namicopo
Imagem
Nampula inaugura Centro de Saúde de Namicopo
MOÇAMBIQUE | Nampula
Publicado em 23-06-2026

Num ambiente marcado pela emoção e esperança, o presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, Luís Giquira, inaugurou, no dia 19 de junho, o novo Centro de Saúde de Namicopo, uma infraestrutura que concretiza um antigo anseio da população e reforça significativamente o acesso aos cuidados de saúde.

Na ocasião, o autarca afirmou que “hoje não inauguramos apenas paredes e telhados; abrimos portas para a esperança, para a dignidade e para uma vida melhor”.

Com uma população superior a 102 mil habitantes, Namicopo passa agora a dispor de uma unidade sanitária moderna e equipada para prestar serviços essenciais, incluindo vacinação infantil, cuidados de enfermagem, nutrição, triagem e consultas de atendimento primário. A nova infraestrutura aproxima os serviços de saúde das comunidades, reduzindo as distâncias percorridas pelos utentes e contribuindo para uma resposta mais rápida e eficaz.

Luís Giquira destacou igualmente o papel dos parceiros de cooperação, em particular da QAAF Humanitária e da Associação Africana para Educação e Desenvolvimento, cujo apoio foi determinante para a concretização do projeto. O autarca reafirmou ainda o compromisso de mobilizar novos parceiros para replicar esta iniciativa noutras zonas da cidade e anunciou que o município irá melhorar a via de acesso ao centro de saúde, garantindo melhores condições de circulação para utentes, profissionais de saúde e ambulâncias.

Por sua vez, a Diretora Distrital de Saúde, Mulher e Ação Social, Isabel Flores, congratulou-se com a conclusão da obra, reforçando a capacidade de prestação de cuidados primários de saúde e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.


Mais informações sobre “Nampula inaugura Centro de Saúde de Namicopo”