Museu da Moeda em Luanda

Museu da Moeda em Luanda

Angola ganha o primeiro Museu da Moeda, um projeto impulsionado pelo Banco Nacional de Angola, tem como o objetivo reunir num mesmo espaço a história do país contada a partir da evolução da sua moeda ou de outro meio de troca.
 
Do Zimbo ao Kwanza, passando pelo Sal, o Cobre e o Sisal, incluindo os Reis, o Angolar e o Escudo, é a História de Angola, desde o Reino Kongo à atual República, reunida num espaço de exposição permanente, com outros predicados, além da beleza arquitetónica e das preciosidades ali expostas.
 
Localizado na marginal de Luanda, o empreendimento, com algumas infraestruturas no subterrâneo, ocupa uma área bruta de construção de 95 mil metros quadrados. Preenchem a paisagem exterior as Torres Kianda, que são quatro torres de 12 pisos para escritórios, uma galeria comercial e um jardim.
 
O diretor nacional dos Museus, Ziva Domingos, vê a inauguração deste Museu como “um ganho para todos, na atual fase do desenvolvimento do país e da sua História”, mas também, uma “mais-valia no que se refere à valorização do património cultural” e um “lugar de visita onde é possível conhecer um pouco da nossa História”.

 
 
 
 
 
Publicado em 06-05-2016