Município de Angra aposta em Ilhas Ecológicas

Município de Angra aposta em Ilhas Ecológicas

Com o objetivo de aumentar a capacidade de recolha de resíduos recicláveis e indiferenciados, que dê resposta adequada à grande procura das zonas balneares durante o verão, o município de Angra do Heroísmo (Membro Efetivo da UCCLA), em Portugal, está a proceder à instalação de ilhas ecológicas nessas zonas. 
 
Ilhas Ecológicas são novos contentores, subterrâneos, que trazem várias vantagens: são mais higiénicos porque impedem a libertação de odores, mais funcionais, dado que exigem menor manutenção, permitindo otimizar os circuitos de recolha e a gestão da frota e têm um período de vida útil mais longo do que o dos contentores tradicionais.
 
De acordo com a vereadora Raquel Caetano Ferreira, dos pelouros do Urbanismo, Desenvolvimento Comunitário, Saúde Pública, é dever do município intervir para minimizar os efeitos da poluição, acrescentando que “de ano para ano constata-se que o impacto causado pelo lixo marinho no ambiente costeiro e marinho é maior. O lixo é encontrado nas praias, no mar aberto e também no fundo do mar, representando uma das maiores ameaças para a vida marinha, pelo que é nosso dever intervir para minimizar os seus efeitos, protegendo o meio ambiente”.
 
As Ilhas Ecológicas, 15 no total, foram distribuídas pelas zonas balneares tendo em conta a respetiva procura e capacidade de ocupação: 3 cada para a Silveira, o Negrito e a Salga, 2 para a Zona Balnear das Cinco Ribeiras, tendo as Zonas Balneares dos Salgueiros, Refugo, Serretinha e Prainha recebido cada, uma ilha ecológica.
 
Paralelamente a esta medida, e por forma a evitar a deposição indevida de resíduos, os Serviços Municipalizados do Município Angrense vão dar continuidade à sensibilização da população, relativamente à correta separação e deposição de resíduos urbanos.
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 23-06-2017