Mostra de Cinema “de Dentro e Fora”

Mostra de Cinema “de Dentro e Fora”

Dando continuidade à exposição “de Dentro e Fora - Coletiva de Artistas de Cabo Verde” - organizada pela UCCLA e Centro Cultural Cabo Verde, em parceria com a Embaixada de Cabo Verde em Portugal e o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, que contou com a curadoria de Ricardo Barbosa Vicente - decorreu, de 19 de fevereiro a 24 de março, a Mostra de Cinema “de Dentro e Fora”, com curtas e longas-metragens, com temas relacionadas a Cabo Verde.

 

A primeira sessão teve lugar no dia 19 de fevereiro, no Centro Cultural de Cabo Verde, complementada com uma conversa com Kitty Furtado (moderadora), da Universidade de Coimbra | CES - Centro de Estudos Sociais; Adilson Gomes, Diretor Geral da Cultura de Cabo Verde | Coordenador do Núcleo Nacional de Cinema; Júlio Silvão Tavares, presidente da ACACV-Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde; Denise Fernandes, realizadora do filme “Nha Mila”; e Leão Lopes, realizador do filme “Ilhéu de Contenda”. Nesta primeira foi possível ver a curta-metragem “Nha Mila” e o drama/longa-metragem “Ilhéu de Contenda”.

Abertura da Mostra de Cinema-CCCV_DSC07576  Abertura da Mostra de Cinema-CCCV_DSC07590

Vídeo do debate da 1.ª sessão


A 2.ª sessão foi subordinada ao tema “O cinema e a música de Cabo Verde” e decorreu no dia 26 de fevereiro, no Centro Cultual de Cabo Verde, com a exibição dos documentários “Alma ta Fika” e “Coração de Poeta”. A sessão foi aberta com uma breve palestra entre os dois realizadores e moderada por Corsa Fortes.

Mostra de Cinema - CCCV_P1000189  Mostra de Cinema - CCCV_P1000201

Vídeo do debate da 2.ª sessão

 

A 3.ª sessão foi dedicada ao tema “Resistência e Liberdade” e decorreu no dia 3 de março, no auditório da UCCLA. Foi possível visualizar a animação/curta-metragem “Viagem a Cabo Verde” e o documentário/longa-metragem “A Casa”. A sessão contou com uma palestra moderada por Inocência Mata, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e contou com as intervenções do realizador Rui Simões, de Vitor Ramalho, Secretário-geral da UCCLA, e de Celeste Correia, ex-Deputada da Assembleia da República.

Mostra de Cinema - UCCLA_DSC07943  Mostra de Cinema - UCCLA_DSC07961

Vídeo do debate da 3.ª sessão

 

A 4.ª sessão decorreu, no dia 12 de março, na UCCLA, e foi dedicada ao tema “A viagem no cinema Cabo-Verdiano", com a exibição de uma curta e uma longa-metragem, nomeadamente “Na Cinza Fica Calor” (2016) da realizadora Mónica Martins Nunes e “Djon África” (2018) dos realizadores Filipa Reis e João Miller Guerra. Na sessão houve uma conversa moderada por Virgínia Fróis, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e contou com a participação de Mónica Martins Nunes, João Miller Guerra, Tibars e do ator principal da longa-metragem “Djon África”.

Mostra de Cinema-UCCLA_DSC08129  Mostra de Cinema-UCCLA_DSC08150

Vídeo do debate da 4.ª sessão

 

No dia 17 de março, o auditório da UCCLA acolheu a 5.ª sessão sobre o tema “Na Hora”. Oi possível visualizar o documentário/curta-metragem “Hora di Bai” e o documentário/longa-metragem “Alcindo”. A sessão foi complementada por uma conversa moderada por Ana Rita Alves, do Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, e com a participação de Laetitia, representante do SOS Racismo, Samira Vera-Cruz, realizadora da “Hora di Bai”, Miguel Dores, realizador de “Alcindo”, e Walter Monteiro, sobrinho de Alcindo Monteiro.

Mostra de Cinema-UCCLA_DSC08219  Mostra de Cinema-UCCLA_DSC08254  Mostra de Cinema-UCCLA_DSC08260

Vídeo do debate da 5.ª sessão

 

Para finalizar a Mostra de Cinema “de Dentro e Fora”, a 6.ª e última sessão decorreu no dia 24 de março, na UCCLA, e esteve subordinada ao tema “Do Realismo ao Fantástico”. Esta edição contou com a presença e intervenção do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, e do Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro. Nesta sessão foi possível visualizar o documentário/longa-metragem “Nhô Simplicio” e a longa-metragem “Kmêdeus”. A sessão foi abrilhantada com uma conversa moderada pelo artista plástico Luís Levy Lima e com a participação de Pedro da Conceição, realizador de “Nhô Simplicio”, Nuno Miranda, realizador de “Kmêdeus”, e António Tavares, ator e diretor do Centro Cultural do Mindelo.

Mostra de Cinema-UCCLA_DSC08514  Mostra de Cinema-UCCLA_DSC08583  Mostra de Cinema-UCCLA_DSC08532

Mostra de Cinema-UCCLA_DSC08557  Mostra de Cinema-UCCLA_DSC08601

Vídeo do debate da 6.ª sessão

 

Programação

 

 

 

 

 

 

Publicado em 25-03-2022