Morreu o Rei da Morna

Morreu o Rei da Morna

Bana, conhecido como o "Rei da Morna", faleceu esta noite no Hospital de Loures, em Portugal, vítima de doença prolongada. Nesta data, a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) recorda o grande embaixador da Morna e apresenta as mais sentidas condolências à família e ao Povo de Cabo Verde.

O cantor Bana, de nome completo Adriano Gonçalves, foi um dos nomes que mais ajudou a projetar a música de Cabo Verde no mundo, desempenhando um papel fundamental como agente da cultura do arquipélago.  

"Embaixador" da música cabo-verdiana, por ser pioneiro em levá-la além-fronteiras, Bana já foi reconhecido com várias condecorações e homenagens, quer em Cabo Verde quer no estrangeiro. Acumulando diversas distinções honrosas no seu país, com algumas condecorações presidenciais, viria a ser considerado o rei da música cabo-verdiana, elevado ao mesmo altar que consagrou os conterrâneos Cesária Évora e Tito Paris, ambos apadrinhados, em início de carreira, por Bana.

Morna e coladeira foram os géneros, por excelência, interpretados e divulgados por Bana, que menino ainda começou a cantar, em São Vicente, sob a orientação do seu mentor e mestre, B. Leza.

Bana nasceu em 11 de março de 1932, no Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. Gravou mais de meia centena de discos, ao longo da sua carreira, iniciada em 1942, com apenas dez anos, nas ruas e cafés do Mindelo.

 

O corpo de Bana estará na Igreja de Benfica, em Lisboa (Portugal). Haverá uma Missa pelas 12.30 horas. De seguida, o corpo irá para o Cemitério do Alto de São João, perto das 14 horas.

Publicado em 13-07-2013