Morreu Mário Mesquita

Morreu Mário Mesquita

Faleceu, no dia 27 de maio, Mário Mesquita, com 72 anos. Fundador do Partido Socialista, jornalista e professor universitário. Ocupava o cargo de vice-presidente do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, desde dezembro de 2017. A UCCLA expressa, nesta hora, as mais sentidas condolências à família.

Mário Mesquita foi contemporâneo do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e era um amigo da instituição - tendo participado há escassos meses numa sessão da Entidade Reguladora para a Comunicação Social no auditório da UCCLA.
 

Mário Mesquita nasceu em Ponta Delgada, nos Açores, em janeiro de 1950. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Lovaina, foi diretor do Diário de Notícias e do Diário de Lisboa. Trabalhou no jornal República e foi colunista do PÚBLICO. Mário Mesquita esteve ligado à oposição democrática desde a sua juventude, apoiando a CDE dos Açores em 1969 e 1973 e estando sempre próximo de figuras socialistas como Jaime Gama e Carlos César. Esteve depois entre os fundadores do PS, a 19 de abril de 1973, na República Federal Alemã, e após o 25 de Abril de 1974 foi deputado à Assembleia Constituinte (1975-1976). Na primeira legislatura, voltou a ser eleito deputado pelos socialistas, mas afastou-se do PS em 1978. Como professor universitário, entre outros estabelecimentos de ensino, deu aulas na Escola Superior de Comunicação Social em Lisboa e ajudou a fundar a licenciatura em Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em 1981, foi agraciado com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique pelo então Presidente da República, general Ramalho Eanes.


Fonte da biografia e mais informações

 

 

Publicado em 28-05-2022