Edmundo Rocha

Morreu Edmundo Rocha

Morreu Edmundo Rocha, médico, militante activista pela causa da Independência de Angola desde muito cedo, tendo participado na luta armada. A UCCLA presta, nesta hora, a sua homenagem ao homem que, desde a sua juventude, foi associado em Lisboa da Casa dos Estudantes do Império e endereça as mais sentidas condolências à família e amigos de Edmundo Rocha.
 
Edmundo Rocha participou, nos últimos anos, nas iniciativas que a UCCLA promoveu, nomeadamente na homenagem realizada em 2014/2015 aos associados da Casa dos Estudantes do Império.
 
 
Biografia:
 
Eduardo Vicente de Melo Rocha nasceu em Porto Aboim, Angola, a 21 de maio de 1931, tendo aí efetuado o ensino primário e parte do secundário que completa, mais tarde, em Coimbra, em 1951. Iniciou os estudos em Medicina, em Paris, que termina em Lisboa. Especializou-se em Pediatria e em imuno-alergologia, tendo-se doutorado em Pediatria na Faculdade de Medicina de Argel, Argélia. 
Teve uma intensa atividade associativa e política desde o início dos anos cinquenta, tanto no movimento antifascista como anticolonialista. Fez parte dos primeiros 14 angolanos que, em setembro de 1961, instalaram o MPLA em Leopolville, Congo, exercendo aí como médico, durante 3 anos, no CVAAR (Corpo Voluntário de Ajuda aos Angolanos Refugiados da Guerra Colonial). Tanto o MPLA como o CVAAR foram expulsos pelo governo congolês em 1964, tendo-se refugiado na Argélia até à independência de Angola. Foi militante do nacionalismo angolano desde os primórdios.
Como pesquisar pesquisador publicou, em 1997, na Mensagem “A Casa dos Estudantes do Império nos anos de Fogo”; em 1988 “O Clube Marítimo Africano”, edição da CML; e, em 2003, “Angola: Contribuição ao Estudo da Génese do Nacionalismo Moderno Angolano (período 1950-1964)”, edição Kilombelombe em Luanda e edição de autor em Lisboa, esta última obra recebeu o Prémio Nacional de Cultura desse ano.
 
Biografia retirada da obra “Viriato da Cruz - O Homem e o Mito”

 

 

 

Publicado em 23-03-2020