Daviz Simango

Morreu Daviz Simango autarca da cidade da Beira

Faleceu hoje, dia 22 de fevereiro, Daviz Mbepo Simango, presidente do Conselho Autárquico da Beira e presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM). O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, assim que teve conhecimento da triste notícia enviou uma carta ao Embaixador de Moçambique em Portugal, Joaquim Bule.

Daviz Simango tinha sido transportado, no passado dia 13 de fevereiro, por via aérea para uma unidade de saúde na África do Sul devido a um problema de saúde súbito, segundo anunciaram familiares.
 

Carta do Secretário-geral da UCCLA para o Embaixador de Moçambique em Portugal:

"Exmo. Senhor
Embaixador de Moçambique em Portugal
Dr. Joaquim Bule

Ao tomar conhecimento do inesperado falecimento do Sr. Presidente do Concelho Autárquico da Beira, Eng.º Daviz Simango, apresento-lhe em meu nome pessoal e no da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, os mais sentidos pêsames, agradecendo que os faça também chegar aos representantes municipais do Concelho Autárquico e à família.
A UCCLA tinha relações de grande proximidade institucional com o Sr. Eng.º Daviz Simango, que foram muito aprofundadas após o ciclone IDAI que conduziu no município a uma grande devastação que afetou pessoas e bens em larga escala, não poupando vidas humanas.
Após este desastre natural, o Eng.º Daviz Simango deslocou-se a Lisboa onde proferiu, no auditório da UCCLA, uma importante intervenção sobre as consequências criadas pelo ciclone, o que criou múltiplas manifestações concretas de solidariedade do povo português a que a UCCLA e várias instituições públicas se associaram, inclusive municípios, nomeadamente o de Lisboa.
V. Exa. Sr. Embaixador de Moçambique em Portugal acompanhou todas essas diligências mobilizadas com a solidariedade, repito, do povo português.
O Eng.º Daviz Simango que, entre outras responsabilidades institucionais, era presidente de um partido político com assento parlamentar, tendo nas últimas eleições para o cargo de Presidente da República concorrido às mesmas, era uma pessoa muito afável, disponível para servir o município do qual era Presidente, o que fazia com determinação e a sua perda será sentida, seguramente, por todos os que o conheceram de mais perto.

Reiterando o meu pesar e o da UCCLA sou

Vítor Ramalho
(Secretário-geral)"



Daviz Mbepo Simango nasceu a 7 de fevereiro de 1964, na Tanzânia. Dirigia a cidade da Beira desde 2003. Era engenheiro de construção civil, formado pela Universidade Eduardo Mondlane. Inicialmente membro da Renamo, Simango fundou, em 2009, o Partido MDM.



Foto: DW

 

 

Publicado em 22-02-2021