Um casal de jornalistas, Glória e Manolo Oliveira, vão percorrer mais de 22.000 km e cruzar cerca de vinte países numa viagem de descoberta e redescoberta que conta com o apoio da Câmara de Lisboa. O casal foi recebido nos Paços do Concelho pelo vereador do pelouro das Relações Internacionais, Carlos Manuel Castro, e pelo representante da UCCLA, João Laplaine Guimarães.
Uma viagem de uma vida, a que há 40 anos partilham juntos, e tem também um carácter solidário, pois o objetivo é entregar material escolar às crianças da aldeia de Chivadango, no interior de Moçambique.
A poucas horas da partida para a grande aventura Carlos Manuel Castro desejou boa sorte ao casal de jornalistas e saudando o espírito altruísta da viagem garantiu, ainda, que Lisboa estará de braços abertos para apoiar este tipo de iniciativas.
No jipe, além da roupa e do material escolar, levam uma lembrança especial para os amigos africanos: uma mensagem da cidade de Lisboa para os presidentes dos Municípios de Maputo e Luanda.
“Um abraço de fraternidade que reforça as ligações” da capital portuguesa com as cidades africanas” confidenciou o vereador.
Glória e Manolo não podiam estar mais satisfeitos com este apoio da “sua” cidade, onde esperam regressar a tempo do Natal.
As maiores dificuldades esperam encontrá-las junto às fronteiras de alguns dos países devido às tensões geopolíticas que se vivem em alguns deles.