Missão Médica Oftalmológica da Kanimambo a Moçambique
Imagem
Missão Médica Oftalmológica da Kanimambo a Moçambique
Publicado em 09-10-2018
Decorreu, de 28 de setembro a 7 de outubro, a 2.ª Missão Médica Oftalmológica da Kanimambo (KNMB) - constituída pelas médicas Mun Faria (oftalmologia), Ana Cláudia Fonseca (neuro-oftalmologia), Carla Frias (coordenadora da área da saúde na KNMB) e Adélia Fonseca (apoio técnico) - nas cidades de Nampula e Maputo, em Moçambique.
 
O programa de ação médica que incluiu consultas de oftalmologia e pequenas intervenções oftalmológicas, dirigidas a crianças com albinismo começou a ser desenvolvido em Nampula (de 29 de setembro a 02 de outubro), com o apoio do Hospital Central de Nampula e da Universidade Lúrio (UniLúrio). Para além do objetivo principal de assistência às pessoas com albinismo, a equipa da KNMB desenvolveu ações de formação no âmbito hospitalar na área da oftalmologia, contando para o efeito com o apoio da UniLúrio.
 
Também em Maputo se efetuaram as consultas oftalmológicas e pequenas cirurgias, com o apoio do Hospital Central de Maputo. A equipa regressou a Portugal depois um programa intenso que, para além da assistência a adultos e crianças com albinismo, incluiu encontros de trabalhos entre os diferentes intervenientes nesta missão.
 
A Missão Kanimambo é um projeto que visa mobilizar apoios para os cidadãos portadores de albinismo, em especial em Moçambique, onde se verificam atos de grande gravidade, incluindo raptos e assassinatos de albinos. A Missão  Kanimambo quer alargar a sua atividade, designadamente  no que se refere à assistência médica e formação profissional.
 
Desde a sua criação, a UCCLA tem apoiado as atividades da Kanimambo.
 
 
Equipa que compõe a representação da Associação em Moçambique e a equipa de médicas moçambicanas comprometidas com a missão de ajudar as pessoas com albinismo:
 
Missão Médica Oftalmológica da Kanimambo a Moçambique