Maputo vai ter uma Universidade de Rua gratuita

Maputo vai ter uma Universidade de Rua gratuita

A cidade de Maputo (Membro Efetivo da UCCLA), em Moçambique, vai receber, a partir de junho deste ano, a iniciativa Universidade de Rua (UniRua), um projeto social gratuito que pretende reforçar as competências profissionais e académicas dos moçambicanos.
 
Segurança Rodoviária, Higiene e Segurança no Trabalho, Metodologia de Comunicação, Toxicologia e Substâncias Psicoativas, Aperfeiçoamento e Potencialização em Recursos Humanos (Liderança) e Metodologia de investigação científica serão os primeiros cursos que a Universidade de Rua vai lecionar. 
 
Segundo explicou Hosten Yassine, o mentor do projeto, a “UniRua conta com um corpo de docentes voluntários que vão lecionar os diversos cursos, compostos por módulos de aulas práticas e teóricas”. A UniRua tem já 13 docentes, dos quais quatro possuem mestrado, sete são licenciados e dois são técnicos-médios.
 
Os cursos terão uma duração média de 35 horas e serão lecionados na sede da UniRua (Agrupamento de Escolas da Marinha, na Rua da Marinha no Bairro Central na Cidade de Maputo) ou no local anunciado aquando da publicação da abertura das inscrições.
 
A primeira Universidade de Rua de Moçambique é uma iniciativa da associação Pequenos Gestos Moçambique (PEGEMOC) que teve origem em 2011, em Lisboa, pela mão de Hosten Yassine, na altura estudante bolseiro do Estado Moçambicano na Escola Naval de Almada.
 
 
 
Publicado em 20-05-2014