Macau vai ter Plano Diretor em 2019

Macau vai ter Plano Diretor em 2019

O Plano Diretor de Macau vai começar a ser elaborado em 2018 para concluir em 2019, referiu o secretário para os Transportes e Obras Públicas, Raimundo do Rosário, descrevendo-o como “muito importante” para o desenvolvimento urbano e das áreas marítimas.
 
“Espero que até 2019 possamos concluir o plano director, porque este plano director tem a ver com os 85 quilómetros quadrados de áreas marítimas, e isto é muito importante”, afirmou Raimundo do Rosário.
 
Macau tem desde dezembro de 2015 um total de 85 quilómetros quadrados de áreas marítimas sob a sua jurisdição, na sequência da aprovação pelo Conselho de Estado da China de um novo mapa da divisão administrativa do território.
 
Já durante o discurso de apresentação das Linhas de Ação Governativa para a sua área de atuação, Raimundo do Rosário tinha falado “no compromisso de construir bases sólidas para um desenvolvimento urbano sustentável”.
 
“Neste sentido, será adjudicada, no próximo ano, a elaboração do plano diretor para se avançar com os respetivos trabalhos e será promovido o planeamento pormenorizado da Zona A [dos novos aterros]”, referiu.
 
Em junho, o Governo anunciou que a zona A dos novos aterros de Macau, a maior das cinco áreas conquistadas ao mar e onde está prevista a construção de cerca de 28 mil frações de habitação pública e outras 4 mil para o sector privado, vai estar terminada no final deste ano, “em paralelo” com a inauguração da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau.
 
O futuro Hospital das Ilhas, uma das duas grandes obras públicas em construção em Macau, a par do metro ligeiro, também deu o mote para questões ao governante.
 
 
 
 
 
Publicado em 06-12-2017