Foi assinado, dia 7 de maio, um acordo de cooperação entre a Região Administrativa Especial de Macau - RAEM e a Administração Nacional de Produtos Médicos, que prevê um aprofundamento do intercâmbio no que toca à supervisão e administração de medicamentos e dispositivos médicos.
O Governo explica que este acordo fará com que as duas partes aprofundem a cooperação nas áreas de medicamentos, dispositivos médicos e produtos cosméticos - que, por sua vez, incluem o reforço do intercâmbio e cooperação na construção de sistema, avaliação, teste, comunicação de informações de segurança, inspeção e combate à contrafação de medicamentos, dispositivos médicos e produtos cosméticos.
O Executivo salienta que agora as duas partes vão discutir o plano de trabalho detalhado para áreas específicas de cooperação e vão depois estabelecer um mecanismo de reunião e convocar reuniões de peritos ou seminários.
Na reunião - entre o chefe do executivo, Ho Iat Seng, e o diretor da Administração Nacional de Produtos Médicos, Li Li - o governo lembrou que quer desenvolver a indústria de ‘big health’ e disse esperar que a Administração Nacional de Produtos Médicos continue a apoiar o desenvolvimento desta indústria em Macau “contribuindo para a internacionalização dos produtos da Medicina Tradicional Chinesa”.
Por sua vez, Li Li afirmou que a visita a Macau permitiu que a Administração Nacional de Produtos Médicos conhecesse o sistema de supervisão e as necessidades da região, garantindo que irá alargar mais a cooperação entre as duas regiões no âmbito de produtos médicos, apoiando a participação de Macau na criação da Grande Baía Guangdong, Hong Kong, Macau. Por fim, assegurou que o organismo continuará a facultar quadros qualificados e técnicas para criar capacidade de supervisão em Macau “salvaguardando a saúde e o bem-estar da população, e no apoio ao desenvolvimento das indústrias de ‘big health’ e da Medicina Tradicional Chinesa em Macau”.
Mais informações sobre Macau assina acordo com Administração Nacional de Produtos Médicos