Livro “Vida e morte do comandante Raul Morales” de Onofre dos Santos

Livro “Vida e morte do comandante Raul Morales” de Onofre dos Santos

Uma personagem que existe na realidade, mas com nome diferente de baptismo, dá vida à mais recente obra de Onofre dos Santos “Vida e morte do comandante Raul Morales”. Com a chancela da Guerra e Paz, Editores, o livro foi lançado em maio de 2020.

 

Sinopse:
Esta obra fala de uma causalidade que altera a vida de Raul Morales, um oficial cubano que chegou a Angola nas vésperas da Independência. Essa mudança é marcada por uma fotografia de uma mulher, Celine, e uma bomba caseira.
A partir daí, seguem-se, a um ritmo trepidante, encontros e desencontros entre os protagonistas, prendendo o leitor no desenrolar dos acontecimentos, questionando-se sobre várias coisas, de entre elas, a realidade dos acontecimentos, ou não.
Respostas que apenas serão possíveis de responder, acompanhando a narrativa, desde a fatal emboscada no Huambo até aos fascinantes finais de tarde em Luanda, no Jango Veleiro, ao som de Vitamina, acompanhado de uma gelada cubalibre, num brinde ao poente africano e ao amor pela beldade de uma mulher.

 

Biografia de Onofre dos Santos:
Onofre dos Santos nasceu em Angola e viveu o período de transição de um país colonial para o país independente que hoje é. Sobre essa experiência, escreveu o livro “Os Meus Dias da Independência”, reeditado pela Guerra e Paz, Editores em 2019. Em 1992, desempenhou o cargo de diretor-geral das Eleições. Em sequência, publicou “Eleições Angolanas 1992 - Uma Lição para o Futuro e Eleições em Tempo de Cólera”, reunindo crónicas semanais escritas a partir de países onde trabalhou na organização de processos eleitorais. Presentemente é juiz-conselheiro jubilado do Tribunal Constitucional de Angola. Publicou ainda livros de contos e de histórias curtas, como “O Conto da Sereia”, “O Astrónomo de Herodes”, “O Gosto Amargo do Quinino”, “Memórias de Um Dark Horse” e os romances “Descompasso - Angola 1962” e “Lenguluka - Crónica de Um Amor a Grande Velocidade”.

 

 

Publicado em 19-06-2020