Livro “Portugal, O Mediterrâneo e o Atlântico”
Imagem
Livro “Portugal, O Mediterrâneo e o Atlântico”
Publicado em 29-09-2017
Invocamos um cientista português, geógrafo e historiador que deu um contributo invulgar na caracterização de Portugal, país que preserva e conserva um espólio histórico e científico invulgar dos países de língua oficial portuguesa – iniciado no Instituto de Investigação Científico Tropical – Arquivo Histórico Ultramarino que importa preservar e disponibilizar de forma crescente aos países em causa.
 
A primeira edição da obra "Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico" saiu em 1945, na Coimbra Editora. A obra considerada pelo sociólogo António Barreto 'uma verdadeira pérola da cultura portuguesa e certamente um dos melhores livros de toda a cultura portuguesa do século XX' insere-se nas comemorações do centenário do nascimento do mais importante geógrafo português. 
 
Orlando Ribeiro foi um exemplo na divulgação do conhecimento de Portugal e muito contribuiu para a compreensão de Portugal.
 
Orlando da Cunha Ribeiro nasceu em Lisboa, Portugal, em 1911. Dedicou toda a sua vida ao ensino e investigação em Geografia e é considerado como o renovador desta ciência em Portugal. Foi também o geógrafo português do século XX com mais projeção a nível internacional. A sua vasta obra inclui não só estudos científicos na Geografia, mas revela também uma diversidade de interesses intelectuais invulgares. Orlando Ribeiro licenciou-se em Geografia e História em 1932 e veio a doutorar-se, em 1935, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
 
Recebeu o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública a 7 de agosto de 1981 e o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada a 20 de junho de 1987
Faleceu dia 17 de novembro de 1997