Livro “O terrorista elegante e outras histórias” de Mia Couto e José Eduardo Agualusa

Livro “O terrorista elegante e outras histórias” de Mia Couto e José Eduardo Agualusa

Os escritores Mia Couto e José Eduardo Agualusa escreveram, pela primeira vez, um livro juntos, cujo resultado é “O terrorista elegante e outras histórias”, uma obra composta por três novelas baseadas em peças de teatro escritas em conjunto pelos dois autores.

O livro, em parte consequência da amizade entre os dois escritores, nasceu de conversas informais na histórica cidade de Paraty, no Brasil.

O livro tem a chancela da Tusquets Editores e foi editado em Portugal pela Quetzal.

 

Sinopse:
Ao longo de muitos anos de amizade, o moçambicano Mia Couto e o angolano José Eduardo Agualusa, dois dos principais autores africanos de língua portuguesa, escreveram três peças a quatro mãos. Neste livro, nascido de conversas informais na histórica Paraty, essas três peças foram reunidas, depois de devidamente adaptadas pelos próprios autores para o formato de contos.

Em “O terrorista elegante”, um angolano é preso em Portugal por suspeita de participação em atos de terrorismo. O homem alega ser capaz de voar e conversa com um passarinho na prisão, que parece-lhe dar as orientações necessárias para que cumpra sua missão.

“Quero explicar a vocês por que estou aqui em Xigovia, neste lugar tão cheio de lembranças. E até me treme a voz quando, por fim, confesso a razão da minha presença: venho aqui para matar.” É assim que o protagonista de Chovem amores na rua do matador pretende finalmente fazer as pazes com seu passado: matando as três mulheres que chegou a amar.

A noite da cidade está mergulhada em caos. Enquanto o conflito se desenrola nas ruas escuras, um estranho mascarado invade a casa de duas mulheres. Em “A caixa preta”, gerações da mesma família são obrigadas a, enfim, enfrentar seus segredos mais bem guardados.

 

Biografia de Mia Couto:
Mia Couto é um escritor, poeta e jornalista moçambicano. Ganhou o Prémio Camões de 2013. Pseudônimo de Antônio Emílio Leite Couto, nasceu na cidade da Beira, em Moçambique, África, no dia 5 de julho de 1955. Filho de Fernando Couto, emigrante português, jornalista e poeta que pertencia aos círculos intelectuais de sua cidade. Com 14 anos, Mia Couto publicou seus primeiros poemas no jornal Notícias da Beira. Em 1971 deixou a cidade da Beira e foi para a capital Lourenço Marques, hoje Maputo, para ingressar no curso de Medicina, mas sem concluí-lo.
Mia Couto escreveu poesias, contos, romances e crónicas. É o autor moçambicano mais traduzido e divulgado no exterior e um dos autores estrangeiros mais vendidos em Portugal. Recebeu inúmeros prémios nacionais e internacionais, por vários dos seus livros e pelo conjunto da obra literária, entre eles: Prémio Vergílio Ferreira (1999), pelo conjunto da obra, Prémio União Latina de Literaturas Românicas (2007) e Prémio Camões (2013). É o único escritor africano que é membro da Academia Brasileira de Letras, como sócio correspondente, eleito em 1998, para a cadeira n.º 5.
De relembrar que Mia Couto foi um dos escritores que marcou presença nos Encontros de Escritores de Língua Portuguesa, que a UCCLA organiza anualmente.

Fonte da biografia de Mia Couto

 

Biografia de José Eduardo Agualusa:
José Eduardo Agualusa [Alves da Cunha] nasceu no Huambo, Angola, em 1960. Estudou agronomia e silvicultura e foi jornalista. Publicou até agora 13 romances e diversas coletâneas de contos e de poesia. Os seus livros estão traduzidos em mais de 30 idiomas. Um dos seus romances, “O Vendedor de Passados”, ganhou o Independent Foreign Fiction Prize, em 2007. “Teoria Geral do Esquecimento” foi finalista do Man Booker International, em 2016, e vencedor do International Dublin Literary Award, em 2017. José Eduardo Agualusa divide o seu tempo entre a Ilha de Moçambique, no norte de Moçambique, e Lisboa, em Portugal. Tem três filhos.

Fonte da biografia de José Eduardo Agualusa
 

Fonte da informação do livro “O terrorista elegante e outras histórias” de José Eduardo Agualusa e Mia Couto

 

 

 

Publicado em 24-04-2020