Livro “O Cabo do Medo - O Daesh em Moçambique 2019-2020” de Nuno Rogeiro

Livro “O Cabo do Medo - O Daesh em Moçambique 2019-2020” de Nuno Rogeiro

O conflito trágico e o relato chocante do que decorre, atualmente, no norte de Moçambique é o pano de fundo do livro “O Cabo do Medo - O Daesh em Moçambique 2019-2020” da autoria de Nuno Rogeiro, lançado em maio de 2020.

Com a chancela da Editora Dom Quixote, a obra resulta de uma profunda análise sobre a organização e as ligações da estrutura terrorista do Shabaab, com ligações ao Daesh e o seu impacto na região de Cabo Delgado, no nordeste moçambicano. Um relato cru desta grave ameaça que aterroriza a vida diária de muitos civis moçambicanos.
 

Sinopse:

Toda a verdade sobre a situação explosiva do domínio do Norte de Moçambique pelo Daesh.
É o primeiro livro a nível mundial que revela em primeira mão o que se está a passar na zona de Cabo Delgado: a conquista e subjugação das populações, a violência bárbara com recurso a decapitações e execuções sumárias, a exploração das pessoas e dos recursos disponíveis, a impotência das autoridades moçambicanas em impor a ordem e a paz social.
Um livro de grande acualidade que desvenda uma realidade tão chocante quanto desconhecida.

“Uma análise exaustiva da ocupação desta terra boa (nordeste de Moçambique), de gente boa, pelo Daesh. Tem de ser combatido mas, primeiro, tem de ser compreendido.”
Nuno Rogeiro


Fonte: Dom Quixote

 

Biografia de Nuno Rogeiro:

Nasceu em dezembro de 1957, em Portugal. É licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na qual integrou a Assembleia de Representantes e participou no Movimento Independente de Direito em 1974.
O seu currículo é marcado pela comunicação social, foi redator em vários jornais - O Dia, a Rua, O Século, O Diabo, O Independente e da revista K - e foi colaborador na TSF, Rádio Comercial e Rádio Nostalgia. Em 1992 recebeu o prémio Se7e de Ouro, pela sua participação no programa Desmancha-Prazeres.
Em termos televisivos, distinguiu-se no comentário de conflitos internacionais - como a Guerra do Golfo e Guerra do Iraque - temática que pauta parte dos livros que redigiu, como são o exemplo de “Guerra em Paz. A Defesa Nacional na Nova Desordem Mundial” (2002), “O Inimigo Público: Carl Schmitt, Bin Laden e o Terrorismo Pós-Moderno” (2003) e “Na Rua Árabe - Causas e Consequências das Revoltas no Médio Oriente” (2011).
Ao nível académico foi monitor de Ciência Política, na Faculdade de Direito de Lisboa. Lecionou as disciplinas de Direito Constitucional e História das Ideias Políticas, na Universidade Lusíada de Lisboa, onde esteve envolvido na criação do Departamento de Relações Internacionais.
Para além de escritor, atualmente é coapresentador com Martim Cabral e repórter da SIC Notícias, no programa Sociedade das Nações, colonista na revista Sábado e codiretor do Instituto EutoAtlântico - Associação para o Desenvolvimento das Relações Internacionais.

Fonte: Portal da Leitura

 

 

 

 

Publicado em 19-06-2020