Livro “Histórias do fim da rua” de Mário Zambujal

Livro “Histórias do fim da rua” de Mário Zambujal

A UCCLA recomenda a leitura do livro “Histórias do fim da rua”, um romance de Mário Zambujal. Numa altura em tempos de crise e de mudanças, este livro retrata a alteração de vidas, de ruturas, de destruição, de esperanças. 

O livro foi editado pela Oficina do Livro em 1983 e tem prefácio da escritora Alie Vieira.

 

Sinopse:
“Equilíbrios e deslizes de um casal na corda bamba”
A acção central do livro tem lugar na capital portuguesa, Lisboa. Uma capital que, à semelhança de muitas outras, passou por um marcante processo de urbanização.  Enreda, por isso, histórias de uma alegada rua, em demolição, condenada a desaparecer num plano urbanístico de “progresso” de especuladores imobiliários. Simultaneamente o livro retrata a história de um casal acabado de se mudar para uma rua paralela, Nídia e Sério, com uma relação afectiva de 10 anos, também em risco de acabar. A história afectiva do casal cruza-se com as zaragatas e memórias dos habitantes de sempre, numa narrativa repleta de humor e sensibilidade.

Fonte da sinopse: Bertrand

 

Biografia:
Mário Joaquim Marvão Godinho Zambujal nasceu em Moura, Portugal, a 5 de março de 1936. Iniciou a sua vida profissional no jornalismo, no semanário Os Ridículos e, aos 25 anos, no jornal A Bola. Sete anos mais tarde, ingressou no Diário de Lisboa, onde ficou durante um ano até passar para a Record, em 1968. Em 1970 integrou o jornal O Século, alcançando a posição de chefe de redacção em 1974. Em 1975 assumiu a direcção do jornal Mundo Desportivo e, a 25 de novembro, passou a chefe de redacção do Diário de Notícias. Anos mais tarde tornou-se director do jornal O Sete. Depois da experiencia em vários jornais, Mário Zambujal passou ao trabalho televisivo, sendo autor de guiões de várias séries televisivas, integrando os quadros da Rádio Televisiva Portuguesa (RTP) até aos dias de hoje. Profissão que concilia, actualmente, com a presidência do Clube dos Jornalistas. No seu percurso profissional passou igualmente pela rádio, salientando-se no programa “Pão com Manteiga”, do qual após reunião dos textos, foi co-autor da sua publicação em livro. Ao nível da escrita, Mário Zambujal, para além de ficção e romances, escreveu igualmente textos de teatro de revista.

Fonte da biografia: Portal da Literatura

 

 

Publicado em 23-05-2020