Livro “História de Timor-Leste” de Frederic Durand

Livro “História de Timor-Leste” de Frederic Durand

Livro “História de Timor-Leste - Da Pré-História à Actualidade” da autoria de Frederic Durand recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para apoio a projetos relacionados com a História Universal no 3.º ciclo.
 
O livro foi lançado em 2010 e tem a chancela da editora Lidel.
 
 
Sinopse: 
 
A República Democrática de Timor-Leste, antiga colónia portuguesa ocupada pela Indonésia de 1975 a 1999, tornou-se em 2002 o primeiro Estado do 3.º milénio. É apresentado como uma nova nação, que teve que "recomeçar do zero", visto como um país que "não teria história". Assim, contrariamente ao que muitas pessoas tendem a pensar, existe uma história antiga e mesmo uma pré-história de Timor.
Os dados arqueológicos na parte oriental da ilha permitem, atualmente, recuar pelo menos 42 mil anos, ou seja, bem mais que os mais antigos frescos da gruta de Lascaux.
Numa preocupação didáctica, este livro foi concebido como uma ferramenta, apoiando-se numa cronologia sistemática e numa abundante iconografia de mais de 200 mapas, gravuras e fotografias. Esforça-se por oferecer uma visão global da história do país, desde os primeiros sinais de ocupação humana até à ascensão da independência sob a égide da ONU, em Maio de 2002.
 
 
Biografia de Frederic Durand:
 
Mestre de Conferências HDR na Universidade de Toulouse II-Le Mirail e investigador no Instituto de Investigação do Sudeste Asiático (IRSEA-UMR 6571). Autor de numerosas obras e artigos da Ásia do Sudeste, do mundo malaio e da Indonésia, já publicou vários livros sobre Timor: um estudo sobre o cristianismo nas duas metades da ilha em 2004, uma história da cartografia e das viagens para Timor em 2006, um livro de perspectiva político-económica em 2008, uma obra colectiva (em co-edição com Christine Cabasset-Semedo) sobre a construção nacional de Timor-Leste em 2009 e um sobre os 42 mil anos da história de Timor em 2009 (traduzido para português e tétum, 2010).
 
 
Informação recolhida da página WOOK
 
 
 
 
Publicado em 31-08-2018