Livro “A Diáspora em Língua Portuguesa” de Darlene Sadlier
Imagem
Publicado em 17-03-2019
Livro “A Diáspora em Língua Portuguesa – Sete Séculos de Literatura e Arte” da autoria de Darlene J. Sadlier e publicado pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Baseado num amplo conjunto de materiais apresentados em suporte escrito e visual, incluindo historiografia, correspondência, teatro, poesia, ficção e cinema, “A Diáspora em Língua Portuguesa” constitui a primeira análise detalhada das diferentes e por vezes incompatíveis produções culturais da diáspora imperial no seu apogeu, oferecendo um contexto importante para a compreensão da complexa cultura de viagens e de deslocação por parte das populações das antigas colónias pra as suas atuais “pátrias”.
Entre os vários temas do livro, Darlene Sadlier analisa os movimentos de exploração e colonização levados a cabo pelos Portugueses nas diferentes partes do império; aprofunda igualmente o comércio de escravos no Atlântico, bem como o regresso das populações a Portugal no rescaldo da independência africana. No seu vasto alcance no que diz respeito ao estudo da arte e da literatura resultantes desta e de outras tendências diaspóricas, este livro representa uma contribuição da maior importância para a área em crescente desenvolvimento dos estudos lusófonos”.
O livro “A Diáspora em Língua Portuguesa” tem como capítulos: “A Diáspora Imperial”, “A Diáspora Luso-Africana”, “Fantasias Orientais e a Viagem no Despontar do Século XX”, “Rumo ao Inóspito: A Corrida para África e a Promessa do Brasil”, “A Casa dos Estudantes do Império e Mensagem”, “Um Turista Lusotropicalista, Soldados, Indianos do Oriente e Cabo-Verdianos em Viagem”, “A Guerra em África e a Economia Global: A Partida e o Regresso à Pátria” e “A Diáspora em Língua Portuguesa e a «Lusofonia»”.
Darlene J. Sadlier é Professora Emérita no Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Indiana-Bloomington. Os seus livros e artigos analisam diferentes aspetos da literatura e cultura lusófonas. Entre os seus livros consta os seguintes títulos: “The Question of How: Women Writers and New Portugueses Literature”, “An Introduction to Fernando Pessoa: Modernism and the Paradoxes of Authorship”, “Brazil Imagined: 1500 to the Present” (traduzido para português como “Brasil Imaginado: de 1500 até ao Presente”) e “Americans ALL: Good Neigbbor Cultural Diplomacy in World War II”. Outras das suas obras focalizam o cinema, como “Nelson Pereira dos Santos” e a coletânea “Latin American Melodrama: Passion, Pathos and Entertainment”. Um novo livro sobre objetos da Lilly Library será lançado durante o bicentenário da Universidade de Indiana. Atualmente encontra-se a escrever uma história sobre o documentário brasileiro.