Imagem
Lançamento do programa A Caminho da Feira 2017
Moçambique
| Maputo
Publicado em 01-06-2017
O Conselho Municipal de Maputo, em Moçambique, em parceria com a UCCLA, realizou, dia 24 de maio, o lançamento do programa A CAMINHO DA FEIRA 2017, na Escola Secundária Francisco Manyanga, em Maputo.
O programa é uma iniciativa realizada em parceria, também, com os Centros Culturais de Portugal, Brasil-Moçambique, Franco-Moçambicano, Embaixada de Espanha, Itália, Alemanha, British Council, entre outros.
O programa A CAMINHO DA FEIRA tem como objetivo difundir a Feira do Livro de Maputo, atraindo mais público, com destaque para os mais jovens, estimular e valorizar o gosto pela leitura e escrita; a criatividade literária na diversidade sociocultural do município; as literacias e o pensamento crítico nas escolas; a autoria e a criação literária entre os jovens, ambicionando a revelação de novos autores de literatura moçambicana; o debate, a comunicação e a visibilidade da acção educativa e cultural entre escolas e comunidades escolares; e distinguir, publicar e incentivar a produção literária e a circulação e distribuição de obras literárias originais.
Este programa é um resultado consolidado também pelo Projeto LER, desenvolvido em parceria com a UCCLA, que envolve a Rede de Bibliotecas Municipais, escolas primárias e secundárias de todos os Distritos Municipais, Universidades, livreiros e editores.
A Feira do Livro de Maputo terá lugar nos dias 5, 6 e 7 de outubro, no Jardim Tunduro, no âmbito das comemorações dos 130 anos da cidade de Maputo e conta com a parceria da UCCLA desde a sua primeira edição.
Em 2017 a Feira do Livro de Maputo contará com a exposição Casa dos Estudantes do Império, exposição e venda de livros, lançamentos de livros, palestras, debates, mesas redondas, oficinas do livro, narração de contos, declamação de poesia, dramatização de contos, contadores de histórias, rodas de leitura, espetáculos de música, teatro e dança, mostras de artesanato e artes plásticas e homenagem a um escritor moçambicano, em parceria com a AEMO (Associação dos Escritores Moçambicanos). Para proporcionar o intercâmbio e promoção da literatura nacional e internacional, a feira contará com a presença de dois escritores da CPLP convidados pelo município, entre outros convidados nacionais e internacionais que chegaram a Maputo em parceria com os centros culturais da cidade.
A atividade do programa realizada, no dia 24 de maio, pretendeu divulgar a Feira e envolver as escolas secundárias do município. Na ocasião, tiveram lugar atividades culturais, divulgação de concursos literários de conto, poesia e soletração, resumo de uma obra literária, bem como uma palestra orientada por Ana Magaia, especializada em teatro, cinema e documentário, com o tema “Livro, Leitura e Escrita”.