Lançamento do livro "Os Tesouros do Pico Cão Grande" de Mirian de Deus na UCCLA

Lançamento do livro "Os Tesouros do Pico Cão Grande" de Mirian de Deus na UCCLA

Os valores humanos, a valorização e a proteção da cultura, fauna e flora são os ingredientes do livro "Os Tesouros do Pico Cão Grande" da autora são-tomense Mirian de Deus, que será lançado no dia 1 de setembro, às 17 horas, no auditório da UCCLA.

E porque nesse dia a autora assinala 22 anos de vida, haverá diversos momentos musicais pela cantora Khira, pelo rapper Pekagboom e pelo cantor Celso Baía.

O livro será apresentado pela escritora Alice Goretti Pina e haverá diversas intervenções.
 

Convite - Mirian de Deus
 

Sinopse:

Este livro conta a história da Albertina Nglandji, uma menina escolhida para proteger os tesouros do Pico Cão Grande.
Nesta história, a autora faz questão de focar nos principais valores humanos, na valorização e proteção da cultura, da fauna e da flora.
O livro vem dar aos leitores a oportunidade de fazerem uma pequena viagem a São Tomé e Príncipe usando apenas a imaginação.
 

Biografia da autora:

Mirian de Deus nasceu em São Tomé e Príncipe, no dia 1 de setembro de 2000. Filha de Maria Izilda Cabral Gomes Duarte e de Manuel Argentino da Madre de Deus, natural de São Tomé. Ficou órfã dos pais aos 5 anos, em julho de 2006, vítimas de acidente de viação. Foi criada no Bairro do Hospital pelos familiares e num colégio de Madres onde aprendeu muito sobre viver em comunidade.
Em 2018, Mirian de Deus recebeu uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian, em cooperação com a Fundação Mãe Santomense, para fazer o curso de Bioquímica na Universidade de Évora, em Portugal.
Em 2020, lidando com diversas crises existenciais, encontrou refúgio nos poemas e nas histórias que criava, e desde então nunca mais abandonou a sua paixão. Extremamente comprometida e apaixonada pelas crianças, os seus poemas e histórias são maioritariamente dedicados à proteção e educação das crianças.
Em 2021, lançou a sua primeira obra poética intitulada “Pérolas Soltas”, na UCCLA (https://www.uccla.pt/noticias/apresentacao-do-livro-perolas-soltas-de-mirian-de-deus-na-uccla). No mesmo ano, ingressou na Universidade Nova de Lisboa para fazer o seu mestrado em Bioquímica.

 

Morada:
Casa das Galeotas
Avenida da Índia, n.º 110 (entre a Cordoaria Nacional e o Museu Nacional dos Coches), em Lisboa
Autocarros: 714, 727 e 751 - Altinho, e 728 e 729 - Belém
Comboio: Estação de Belém
Elétrico: 15E - Altinho
Coordenadas GPS: 38°41’46.9″N 9°11’52.4″W

 

 

Publicado em 10-08-2022