Lançamento do livro “O Último Dia do Império e Outras Narrativas” de Carlos Duarte na UCCLA

Lançamento do livro “O Último Dia do Império e Outras Narrativas” de Carlos Duarte na UCCLA

Uma narrativa histórica dos tempos vividos em Angola e Moçambique é o que nos revela Carlos Manuel da Silva Duarte na sua mais recente obra “O Último Dia do Império e Outras Narrativas” que será lançada no auditório da UCCLA, no dia 23 de fevereiro, às 18 horas.

Com a chancela da Âncora Editora, a obra será apresentada por Miguel Anacoreta Correia.

O lançamento do livro será transmitido em direto através da página do Facebook da UCCLA em https://www.facebook.com/UniaodasCidadesCapitaisLinguaPortuguesa
 

Livro Carlos Duarte Jan2023

 


Sinopse:

A primeira parte inclui a narrativa histórica dos tempos vividos pelo autor em Angola, desde finais de 1969, culminando com o dia da Independência em Luanda, a 11 de Novembro de 1975.
Seguem-se três histórias, sendo a primeira a evocação da estreia do autor em 1960, no suplemento Juvenil do Diário de Lisboa, onde descreve o seu encontro com um OVNI (Objeto Voador não Identificado) e o respetivo tripulante.
A segunda passa-se na formação militar do autor em Nova Lisboa, Angola, durante o treino de uma operação que decorre numa noite sem luar e sem orientação.
A terceira passa-se em Vila Pery, Moçambique, com 4 amigos que terminam a sua comissão militar (na véspera de embarcarem para a Metrópole) e das consequências inesperadas que acontecem no almoço de despedida.
A segunda parte inclui três contos de homenagem:
• Ao Humor Britânico representado pelos notáveis Monty Phyton e ‘Allo ‘Allo!;
• A Jorge Amado, sem dúvida o escritor que mais impressionou, divertiu, ensinou e encantou o autor. Nessa homenagem, o autor procura contar uma história que Jorge Amado gostasse de ler...;
• A William Somerset Maugham, seguindo o mesmo princípio, recorrendo ao estilo característico das suas obras, sem esquecer o seu gosto pelas viagens.



Biografia do autor:

Carlos Manuel da Silva Duarte nasceu em Barcelos, Portugal, a 9 de outubro de 1942. Viveu e estudou no Porto e em Coimbra, terminando o Curso de Engenharia Química na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Depois de realizar os estágios profissionais (na República da Irlanda), foi convidado para Assistente do Curso de Engenharia Química da Universidade de Luanda, Angola.
Em Nova Lisboa, Angola, frequentou o Curso de Oficiais Milicianos na Escola de Aplicação Militar e no Grupo de Artilharia de Campanha.
Trabalhou no Estado (Universidade de Luanda, Instituto de Desenvolvimento Industrial de Angola, Complexo Agro-Industrial do Cachão, Gabinete da Área de Sines, Diretor-Geral da Indústria, Fábrica Escola Irmãos Stephens) e em empresas privadas (Renault Portuguesa, Cuf Têxteis e Grupo Secil).
Fundador do Clube Land Rover de Portugal e de uma associação empresarial da área dos Produtos da Construção.
Atualmente, encontra-se reformado, exercendo atividades em regime pro bono.

 


Morada:
Casa das Galeotas
Avenida da Índia, n.º 110 (entre a Cordoaria Nacional e o Museu Nacional dos Coches), em Lisboa
Autocarros: 714, 727 e 751 - Altinho, e 728 e 729 - Belém
Comboio: Estação de Belém
Elétrico: 15E - Altinho
Coordenadas GPS: 38°41’46.9″N 9°11’52.4″W

 

 

Publicado em 25-01-2023