Lançamento do livro “O Tráfico de Armas Ligeiras” de José Luís Higino de Sousa na UCCLA

Lançamento do livro “O Tráfico de Armas Ligeiras” de José Luís Higino de Sousa na UCCLA

Terá lugar no dia 29 de julho, às 18 horas, o lançamento do livro “O Tráfico de Armas Ligeiras. Implicações para a Paz e a Segurança na Região dos Grandes Lagos” da autoria de José Luís Caetano Higino de Sousa, General “Zé Grande”, no auditório da UCCLA.

A sessão contará com as intervenções do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, e do Reitor da Academia de Ciências Sociais e tecnologias-ACITE, Pedro Dengue. O livro será apresentado pelo Embaixador e Professor Catedrático Convidado da ACITE, Miguel Bembe, e pelo Professor Doutor da Universidade de Lisboa, Luís Brás Bernardino.


Programa do evento

 

O_Trafico_de_Armas_Ligeiras_CONVITE
 


No prefácio do livro:
“(…) O autor, com uma larga experiência ao serviço do Ministério da Defesa Nacional e dos Órgãos de Inteligência e de Segurança de Estado (OISE), da República de Angola, traz-nos um amplo estudo científico que contribui para um melhor e mais profundo conhecimento sobre o comércio ilícito e a disseminação de armas ligeiras e de pequeno calibre (ALPC), as implicações destas armas na agudização dos conflitos violentos, das ações terroristas, e do tráfico de drogas e seres humanos na Região dos Grandes Lagos. (…)”
Miguel César Domingos Bembe

“(…) Neste quadro, a presente obra transporta-nos para uma realidade global que tem impacto em África e, mais concretamente, na Região dos Grandes Lagos, evidenciando que o tráfico de armas ligeiras e de pequeno calibre e o comércio ilegal de armas e munições é uma matéria relevante, atual, pouco estudada com profundidade e uma temática que tem implicações nos Estados e nas Organizações Regionais africanas, e com repercussões diretas na sociedade, nomeadamente ao nível da segurança humana e do desenvolvimento sustentado na região. (…)”
Luís Brás Bernardino
 

Na nota de abertura:
“(…) um livro que foca, tão intensa e sistematicamente, as principais dinâmicas da segurança na Região dos Grandes Lagos, é um poderoso instrumento que nos impele a refl¬etir sobre o que podemos fazer para termos uma sociedade mais segura e, por consequência, mais próspera.
Esse é o desafio premente e permanente em África, esse é também o desafio de todos os dias em Angola… providenciar segurança e desenvolvimento para todos, combatendo o tráfico de armas ligeiras e de pequeno calibre, pois temos a noção plena que sem armas a prevenção e gestão de confl¬itos se tornaria mais fácil e muito mais eficaz. (…)”

João Manuel Gonçalves Lourenço
Presidente da República de Angola
Presidente da CIRGL


Biografia do autor:
José Luís Caetano Higino de Sousa (Zé Grande) é Professor Doutor em Ciência Política, pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e General das Forças Armadas Angolanas (FAA). Ocupa, desde abril de 2018, o cargo de Diretor-Geral do Serviço de Inteligência Externa (SIE) e o de Presidente do Comité Regional de Coordenação (CRC) da CIRGL, desde 2021. Entre 2019 e 2021, desempenhou também o cargo de Presidente do Comité de Inteligência dos Serviços de Segurança de África (CISSA) para a Região da África Austral.
O seu percurso académico inclui um doutoramento em Ciência Política, um mestrado em Relações Internacionais e Estudos Europeus, uma pós-graduação em Intelligence e Estudos de Segurança e outra em Direito e Segurança, uma licenciatura em Relações Internacionais e outra em Ciências do Comportamento. Para além disso, conta ainda com uma formação profissional transversal nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais, Inteligência e Segurança, Ciência e Arte Militar e Liderança, realizadas em Angola, Portugal, Brasil, URSS, Israel e EUA. Atualmente, é pós-doutorando em Estratégia, pelo ISCSP (Universidade de Lisboa).
Ao longo do seu percurso militar, começou por desempenhar diversas funções, entre a de Comandante da Companhia Independente de Reconhecimento e Informações da 5.ª Região Militar, em 1980, até ao cargo de Chefe do Estado-Maior General Adjunto das FAA, para a Área Operacional e de Desenvolvimento, em 2014.
É Professor Associado Convidado da Academia de Ciências Sociais e Tecnologias - ACITE. Foi, igualmente, Professor Auxiliar pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS) e Professor Assistente no Instituto Superior de Ensino Militar (ISEM), atual Escola Superior de Guerra, em Luanda.


Morada:
Casa das Galeotas
Avenida da Índia, n.º 110 (entre a Cordoaria Nacional e o Museu Nacional dos Coches), em Lisboa
Autocarros: 714, 727 e 751 - Altinho, e 728 e 729 - Belém
Comboio: Estação de Belém
Elétrico: 15E - Altinho
Coordenadas GPS: 38°41’46.9″N 9°11’52.4″W

 

 

Publicado em 25-07-2022