Lançamento do livro “O Meu País do Sul” de António Bondoso na UCCLA

Lançamento do livro “O Meu País do Sul” de António Bondoso na UCCLA

Um conjunto de textos, escritos ao sabor do tempo e dos ventos, com uma pitada de reflexões várias sobre a realidade do país que viu crescer o autor, São Tomé e Príncipe. A História, a Cultura, as emoções, as viagens, o passado e o presente que serão desvendados na obra “O Meu País do Sul” da autoria de António Bondoso, que será apresentada no dia 9 de julho, às 18h30, no auditório da UCCLA.

A obra, com a chancela das Edições Esgotadas, será apresentada pelo escritor Abílio Bragança Neto. Na ocasião, haverá leitura de poemas pela voz de Regina Correia e, por se tratar de São Tomé e Príncipe, não poderá faltar a música de Tonecas Prazeres.
 

Sinopse:
Sem tabus e sem complexos, resolvida a minha forte ligação a São Tomé e Príncipe - as ilhas onde cresci e me fiz homem - “O Meu País do Sul” completa uma tetralogia, depois de «Escravos do Paraíso» (2005), «Seios Ilhéus» (2010) e «Em Agosto A Luz do Teu Rosto» (2014) que, em prosa e em poesia, transportam e oferecem emoções e imagens de um país estrategicamente abençoado no meio do Golfo da Guiné e praticamente no meio do mundo.
“O MEU PAÍS DO SUL” é um conjunto de textos, escritos ao sabor do tempo e dos ventos e que agora entendi partilhar [acrescidos de algumas ideias de outros «pensadores»], despidos de qualquer «complexo de colono» mas plenos de um autêntico sentimento de pertença, no sentido de refletir e de provocar reflexão sobre as realidades do país.
De registar o destaque dado a algumas grandes figuras das letras e das artes de São Tomé e Príncipe, nomeadamente Francisco José Tenreiro - no centenário do seu nascimento e nos 60 anos da publicação de “A Ilha de S. Tomé”. Valorizado igualmente o rio Água Grande, que divide a cidade capital e nos oferece a perspetiva das vivências das elites e dos «colonos de segunda» em cada uma das margens. No meio da História e das questões políticas que cercam o colonialismo, a descolonização e a conjuntura da independência, ressaltam a Cultura - do ensino/educação às Línguas, como sustentáculo da economia - e a Saúde. E depois, uma viagem contada ao pormenor à volta da ilha Grande e nesse mar que nos conduz, à margem do petróleo, às mais belas praias do mundo na ilha o Príncipe.


Biografia de António Bondoso:
Nasceu em Moimenta da Beira, Portugal, em 1950, e da sua geografia sentimental e de trabalho fazem, ainda, parte São Tomé e Príncipe, Angola, Porto e Macau.
Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada do Porto. Pós-Graduado em Direito da Comunicação pela Universidade de Coimbra. A Rádio foi e é a sua paixão - Rádio Clube de STP, EN, RDP e Rádio Macau - tendo colaborado na RTP e na RTV. Foi colunista nos jornais Correio Beirão e Jornal Beirão, fundados em Moimenta da Beira e, mais recentemente, colaborou também com o Jornal Tornado.
Chegou a São Tomé em Julho de 1953. Em 1967 começou a trabalhar no Rádio Clube de S. Tomé, transitando para a ex-EN em 1969. Entre Fevereiro de 1971 e Julho de 1974 cumpriu o serviço militar obrigatório em Angola e em S. Tomé e Príncipe. Regressou definitivamente a Portugal em Outubro de 1974, trabalhando na ex-EN, em Lisboa, até Março de 1975 – altura em que é colocado no ER do Norte, no Porto. Em 1994 é requisitado pela TDM para trabalhar na Rádio Macau, onde se manteve até ao início do ano 2000. 
Entre poesia e prosa publicou mais de uma dúzia de títulos desde 1999 [EM MACAU POR ACASO], entre as quais dois ensaios (sobre o poeta Luís Veiga Leitão e sobre O PODER E O POEMA), um relato de memórias e vivências de S. Tomé e Príncipe (ESCRAVOS DO PARAÍSO, com a Minerva Coimbra) em 2005. Antes, em 2003, havia publicado TONS DISPERSOS com a Vega. Em 2008, com a Atelier, faz publicar DA BEIRA! …Alguns Poemas e Uma Carta para Aquilino. SEIOS ILHÉUS (Poesia), em 2010, assinala os 35 anos da independência de STP. Uma tese académica sobre a LUSOFONIA E A CPLP em 2013, com as Edições Esgotadas. O RECOMEÇO (2014) celebra os 40 anos do 25 de Abril de 1974; também em 2014 publica EM AGOSTO…A LUZ DO TEU ROSTO - lido como uma incursão pelos meandros do antigo regime e pelo fim do “Império”, assinalando o 40.º aniversário da independência de STP. Em 2015 dá à estampa AROMAS DE LIBERDADE(S). Em 2019, com as Edições Esgotadas, publica TERRA DE NINGUÉM…ou Variações Sobre o País Real, já em 2.ª edição. 
Idealizou e realizou igualmente para a TDM-Rádio Macau uma série de 31 Programas (MACAU – O ORIENTE DA HISTÓRIA) para assinalar a Transferência da Administração Portuguesa de Macau para a RPC, em 1999, os quais foram transmitidos em algumas dezenas de Rádios Locais em Portugal.
http://palavrasemviagem.blogspot.com
https://www.youtube.com/channel/UCja-itQdUeL8gZRexJ_aFqw/videos

 

 

Morada:
Casa das Galeotas
Avenida da Índia, n.º 110 (entre a Cordoaria Nacional e o Museu Nacional dos Coches), em Lisboa
Autocarros: 714, 727 e 751 - Altinho, e 728 e 729 – Belém
Comboio: Estação de Belém

 

 

Publicado em 05-07-2021