

O Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão, deslocou-se, nos dias 4 e 5 de outubro, aos municípios de Viqueque e Baucau (Membros Observadores da UCCLA), para o lançamento de projetos de construção de uma estrada e de uma ponte em Viqueque, e para a inauguração de uma capela em Baguia, Baucau.
Em Viqueque, acompanhado pelo Ministro das Obras Públicas, Samuel Marçal, o Chefe do Governo lançou o projeto de reabilitação da estrada que liga o suco Luca (Posto Administrativo de Viqueque) ao suco Dilor (Posto Administrativo de Lacluta), com cerca de 14 quilómetros, e lançou a primeira pedra para a construção da ponte sobre o rio Welolo, no suco Luca. Perante a população local, foram formalizados os contratos das obras, que se inserem na prioridade do IX Governo Constitucional de reforçar as ligações rodoviárias e a segurança das travessias em zonas rurais, reduzindo o isolamento sobretudo na época das chuvas.
“A estrada que hoje iniciamos não é uma dádiva; é um dever do Governo para criar condições de circulação, acesso a água potável e eletricidade para a população”, afirmou o Primeiro-Ministro, sublinhando a importância de obras “bem executadas e dentro dos prazos”.
O Primeiro-Ministro e o Ministro das Obras Públicas apelaram à colaboração da juventude e das comunidades para apoiar os trabalhos e evitar constrangimentos que possam atrasar a execução. “A obra pertence ao povo, é feita para o povo e destina-se ao serviço do povo”, destacou Samuel Marçal. As intervenções representam um investimento global estimado em cerca de 7,5 milhões de dólares para a estrada Luca–Dilor e cerca de 4,4 milhões de dólares para a ponte Welolo, com um prazo de execução de 12 meses.
No município de Baucau, no suco Afaloicai (Baguia), o Primeiro-Ministro inaugurou a Capela de Buibela-Lena, em cerimónia que reuniu fiéis, autoridades religiosas e a comunidade local. Na ocasião, reconheceu o contributo da Igreja Católica no processo de luta pela independência e apelou à responsabilidade da nova geração na construção do futuro do país, através do estudo, da cidadania ativa e do respeito pelos valores comunitários.
Mais informações sobre Lançamento de projetos em Timor-Leste