Jorge Carlos Fonseca reeleito Presidente de Cabo Verde
Imagem
Publicado em 03-10-2016
Jorge Carlos Fonseca foi reeleito, dia 2 de outubro, Presidente da República de Cabo Verde com 73,8 por cento dos votos no território nacional, numa eleição marcada por uma abstenção de 61,5 por cento. A tomada de posse está marcada para o dia 20 de outubro.
O Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, felicitou o Presidente reeleito – Leia aqui a carta
Jorge Carlos de Almeida Fonseca é o terceiro Presidente da República, eleito por sufrágio direto e universal, depois de António Mascarenhas Monteiro e Pedro Pires, mas é o quarto Chefe de Estado desde a independência nacional, em 1975.
Antes, de 1975 a 1991, o Presidente foi Aristides Pereira.
Fonseca nasceu a 20 de outubro de 1950, em São Vicente, e militou na clandestinidade pela independência do país desde os 17 anos no Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
Casado e pai de três filhas, é advogado, constitucionalista e mestre em Ciências Jurídicas, pela Faculdade de Direito de Lisboa.
Poeta, ensaísta e cronista, Jorge Carlos Fonseca participou na elaboração da Constituição de Cabo Verde, em 1992, e na qualidade de jurisconsulto e investigador é autor de muitos projetos de diplomas que enformam a ordem jurídica cabo-verdiana.