Japão oferece ajuda alimentar a São Tomé e Príncipe

Japão oferece ajuda alimentar a São Tomé e Príncipe

O governo de São Tomé e Príncipe e do Japão assinaram um novo acordo relativo a ajuda alimentar referente ao ano fiscal 2016, cujo montante ascende a 240 Milhões de Yen japoneses, cerca de 1.750 Mil Euros.
 
A referida ajuda alimentar de três mil toneladas de arroz, segundo o Embaixador Nipónico, Massaki Sato, tornou-se a partir de 1999, o símbolo da cooperação estável e de amizade fraterna entre a República de São Tomé e Príncipe e o Japão. Esta ajuda tem como objetivo contribuir na carência alimentar para o bem-estar da população e contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do país, através da utilização do método dos fundos contrapartida, gerados com a venda do arroz.
 
Na ocasião, o diplomata japonês, assegurou que, através desta assistência o seu país está a contribuir para a execução da agenda prioritária do desenvolvimento durável com o governo são-tomense, como a redução da pobreza, o crescimento económico, com o fim de dinamizar o seu desenvolvimento.
 
O governo são-tomense prevê colocar mais de 2.570 toneladas de arroz no mercado interno, sendo que esta quantidade é o resultado de um acordo semelhante assinado em 2016, no quadro da cooperação bilateral entre dois países. 
 
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de São Tomé, Urbino Botelho, destacou na ocasião, os ganhos dos 17 anos dessa assistência alimentar em arroz, estimado em cerca de 20 Milhões de Euros, cujo montante, será aplicado no reforço dos setores públicos e concessão de bolsas em diversas áreas para o aperfeiçoamento profissional dos quadros são-tomenses estudantes no Japão.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 12-11-2016