Inaugurado “Passeio dos Cantores Angolanos” em Luanda

Inaugurado “Passeio dos Cantores Angolanos” em Luanda

Um mural denominado “Passeio dos Cantores Angolanos", criado com o objetivo de homenagear alguns músicos falecidos, foi inaugurado dia 3 de dezembro, na Ilha do Cabo, em Luanda, Angola.

O mural - inaugurado pela primeira-dama de Angola, Ana Dias Lourenço - é uma iniciativa dos moradores da Parcela três da Ilha de Luanda, e tem gravuras de mais de duas dezenas de músicos com destaque para Belita Palma, Bangão, Carlos Buruty, Malé Malamba e visa perpetuar a imagem de vários artistas.

A secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade, enalteceu a criação do “Passeio dos Cantores Angolanos” por perpetuar os valores dos artistas já falecidos. 

Por sua vez, a governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho, disse que o Passeio é um local para a valorização e preservação da memória coletiva dos músicos que se foram, mas que têm as suas obras eternizadas.

Reconheceu que a iniciativa dos moradores agrega valores de inegável beleza a Ilha de Luanda, poetizada e cantada por alguns dos artistas expostos no Passeio.

“Essa iniciativa enquadra-se nas acções do Governo de Luanda no âmbito do projecto de pinturas nos muros a fim de conferir outra imagem a muitos espaços existentes e assim tornarem-se atracção turística para a capital.

A governadora referiu que o Passeio será inserido no roteiro turístico da província de Luanda e nas frotas turísticas em criação, tais como Luanda/Cabo Ledo, Luanda/Cacuaco e Luanda/Muxima.

O “Passeio dos Cantores Angolanos” é composto por 27 figuras: Alba Clington, André Migas, Artur Nunes, Bangão, Belita Palma, Berto de Almeida, Carlos Burity, David Zé Jivago, Fernando Sofia Rosa, Liceu Vieira Dias, Lilly Tchuumba, Lourdes Van-Dúnem, Luis Visconde, Malé Malamba, Matumona Sebastião, Mestre Geraldo, Mestre Kamosso, Oliveira, Sabu Guimarães, Teta Lando, Tony Caetano, Tony do Fumo, Urbano de Castro, Waldemar Bastos, Wysa e Zé Keno.
 

Mais informações sobre Inauguração do “Passeio dos Cantores” em Luanda

 

 

 

Publicado em 05-12-2021