Inaugurado Monumento à Democracia e Liberdade
Imagem
Inaugurado Monumento à Democracia e Liberdade
CABO VERDE | Praia
Publicado em 15-01-2026

O Monumento à Democracia e Liberdade foi inaugurado, dia 13 de janeiro, na rotunda de Achada Grande Frente, na cidade da Praia, no quadro das comemorações dos 35 anos da democracia de Cabo Verde.

Na cerimónia, o Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, sublinhou que o monumento deve perenizar as conquistas democráticas do povo cabo-verdiano.

A estrutura tem mais de 60 toneladas de aço e mais de 500 metros cúbicos de betão, conforme explicou, na cerimónia, o presidente do Conselho de Administração das Estradas de Cabo Verde, o engenheiro António Tavares. Na sua intervenção, o engenheiro detalhou ainda os elementos que compõem a estrutura. O monumento está inserido numa rotunda com 1.400 metros quadrados e é composto por três elementos fundamentais: a fundação, a plataforma - base do monumento - e a peça escultórica.

De acordo com a explicação, a fundação foi executada com materiais de elevada resistência, nomeadamente betão da classe C20/30 e uma estrutura metálica com mais de cinco toneladas, concebida para suportar os esforços estruturais.

A plataforma, totalmente em betão armado, é revestida com material basáltico de cerrado de Cabo Verde, de origem nacional. Já a peça escultórica, composta por seis pétalas, tem 17 metros de altura e integra 10 luminárias na parte superior, numa referência às 10 ilhas de Cabo Verde.

O monumento foi concebido pelo arquiteto português Rui Carvalho, com uma equipa técnica responsável não só pela arquitetura, mas também pelo paisagismo, pela estrutura, pela componente elétrica e por outras especialidades.
 

Fotos da inauguração: Governo de Cabo Verde 

Mais informações sobre “Inaugurado Monumento à Democracia e Liberdade”