Inauguração do espaço público do Bairro de Quirahe na Ilha de Moçambique

Inauguração do espaço público do Bairro de Quirahe na Ilha de Moçambique

No âmbito do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, foi inaugurado, dia 15 de fevereiro, o espaço público no Bairro de Quirahe, localizado na cidade de Macuti, Ilha de Moçambique, com uma área de intervenção de 2.000,00m2, e que contou com a presença do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da República Portuguesa, Francisco André.

Esta requalificação enquadrou-se no eixo 2 “urbanismo” da componente 1 do Cluster da Cooperação da Ilha de Moçambique denominada “Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique resultante do protocolo de cooperação entre o Camões I.P, a UCCLA e o Conselho Autárquico da Ilha de Moçambique.

Inauguracao3  Inauguracao4  Inauguracao1



A cerimónia de inauguração contou com as intervenções do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da República Portuguesa, Francisco André, do presidente do Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, Ismail Iahira Abacar Chacufa, do diretor do Serviço Distrital de Planeamento e Infraestruturas, Francisco Alage, e do representante da STEN Engenharia (empresa selecionada para a execução da obra), Abdul.

A requalificação do espaço público teve como objetivo levar junto da população mais carenciada um espaço urbano qualificado promovendo e ampliando a interação social existente. Conta com um espaço infantil com jogos de chão e uma zona de mesas para jogos tradicionais locais, além de zonas de ensombramento ao longo do espaço. Sendo a ilha de Moçambique Património Mundial no seu todo, teve também como objetivo melhorar a paisagem urbana existente.
 

Plano geral do espaço público do Bairro de Quirahe na Ilha de Moçambique
 

Vídeo da Cooperação Portuguesa em Moçambique - Embaixada de Portugal em Maputo, sobre a inauguração do espaço público do Bairro de Quirahe

 

Notícia relacionada:

Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da República Portuguesa faz entrega oficial do projecto de requalificação de espaço público do Bairro Quirahe, cidade da Ilha de Moçambique 
 

Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal visitou a Ilha de Moçambique

 

 

Publicado em 01-03-2023