Inauguração do Altice Forum Braga

Inauguração do Altice Forum Braga

Foi inaugurado, no dia 11 de setembro, o requalificado Altice Forum Braga, pelo Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. É o equipamento que apresenta o maior auditório da região Norte (1.454 lugares) e a segunda maior sala de espetáculos do país, a seguir ao Altice Arena, com capacidade para acolher 12 mil espectadores. 
 
Trata-se de um espaço polivalente preparado para acolher concertos, exposições, feiras, congressos e todo o tipo de eventos. Conta ainda com uma galeria Forum Arte Braga e um parque com 650 lugares de estacionamento. O espaço exterior tem ainda capacidade para receber concertos para mais de 20 mil pessoas.
 
“Este é um passo significativo a nível nacional e internacional que mostra bem o papel liderante que o Município de Braga assume atualmente”. Foi desta forma que o presidente da República inaugurou o requalificado ‘Altice Forum Braga’. Marcelo Rebelo de Sousa elogiou o dinamismo de Braga e a sua “capacidade de concretizar um projeto único que se revela um começo permanente na construção do futuro e de um país melhor”.
 
O “contraste com o passado”, fruto da requalificação do antigo Parque de Exposições é, segundo Marcelo Rebelo de Sousa, “o retrato do presente e do futuro” de Braga. “Sabemos que Braga sempre foi história, património, cultura, religião. Sabemos ainda que esta Cidade foi tantas vezes iniciativa pioneira, desassombro académico, energia empresarial, vocação para obras e infraestruturas e um dos vários Nortes de onde arrancou Portugal. A partir de certo momento, ficou claro que Braga passou a ser também líder da juventude, criatividade e empreendedorismo, mas agora abre-se um novo ciclo que constitui um salto qualitativo para Braga, para a região e para o país”, assinalou o presidente da República.
 
O crescimento económico de Braga, a criação de emprego, a capacidade de atrair grandes empresas para o seu território, foram aspetos evidenciados por Marcelo Rebelo de Sousa, que mostrou a “responsabilidade” que recai sobre Braga para o futuro. “Este Forum é um começo, não um fim de caminho. É um equipamento que tem de responder às expectativas que suscita em qualidade cultural, em atividade económica, em adesão social, servindo não apenas os Bracarenses, mas todo o país e aberto á Europa e ao mundo contribuindo ainda mais para uma maior homogeneidade social”.
 
E foi, também, com o foco no futuro que Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, sustentou que o ‘Altice Forum Braga’ é um espaço que “marca o presente e o futuro de Braga” e representa a concretização de alguns objetivos que estavam na linha das prioridades do Executivo Municipal. “Era impensável adiar por mais um ano que fosse a intervenção que voltasse a devolver a dignidade, a polivalência, o conforto, a segurança, as condições técnicas que permitem utilizar este espaço para as mais diversas utilizações”, referiu o Autarca.
 
“Este espaço pertence a todos os Bracarenses e a todos os milhares que irão usufruir das muitas valências. É um espaço que todos os Bracarenses ansiavam ver reinventado e requalificado, que permitisse fazer possível o impossível e concretizar aquilo que até há bem pouco tempo parecia inimaginável que pudesse acontecer na Cidade de Braga”, disse Ricardo Rio, acreditando que agora o ‘Altice Forum Braga’ passe a ser “o espaço natural para acolher múltiplos eventos desportivos, sociais, científicos, económicos, culturais que serão o ponto de encontro da Cidade de Braga”.
 
Como explicou o Autarca, o ‘Altice Forum Braga’ “é mais uma peça num puzzle que temos construído nas várias dimensões de crescimento e de pujança económica do Concelho de Braga, da região e de tudo o país”, concluiu Ricardo Rio, garantindo que a Cidade irá continuar na senda dos grandes momentos.
 
Já Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, frisou que o ‘Altice Forum Braga’ permite também reforçar a aposta no turismo de negócio, “um sector estratégico deste projeto que passa por fomentar este tipo de turismo, com a realização de congressos, certames, reuniões e várias atividades de empresas, como os corporate dinners, que trazem a Braga visitantes para eventos e que aproveitam para conhecer a Cidade”, explicou o presidente da InvestBraga, durante a cerimónia que contou ainda com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
 
Recorde-se que o Forum Braga abriu as portas a 29 de Abril após um processo de reconstrução do antigo Parque de Exposições de Braga (PEB) que custou mais de nove milhões de euros e já recebeu mais de 40 eventos, superando os 100 mil visitantes. 
 
 
Mais informações sobre Inauguração do Altice Forum Braga
 
 
 
 
Publicado em 13-09-2018