Inauguração da primeira autoestrada de Timor-Leste
Imagem
Inauguração da primeira autoestrada de Timor-Leste
Publicado em 16-10-2018
Vai ser inaugurado o primeiro troço, de 30km, da primeira autoestrada no sul de Timor-Leste que liga Suai e Fatukai com o objetivo de facilitar a mobilidade no país.
 
A autoestrada, uma ligação de 151,6 quilómetros, com duas faixas em cada sentido, entre as vilas de Suai e Beaço, faz parte de um projeto mais ambicioso conhecido como Tasi Mane (Mar Homem, uma referência ao mar mais agitado da costa sul, em contraste com o Tasi Feto, ou Mar Mulher, o mais calmo da costa norte) de desenvolvimento de toda a costa sul do país que inclui a construção da Base de Apoio de Suai - zonas logísticas, residenciais e industriais -, a refinaria de Betano, uma unidade de processamento de Gás Natural Liquefeito, um porto e o gasoduto até ao campo Greater Sunrise, no Mar de Timor.
 
A autoestrada ainda está em fase de construção, mas o primeiro troço - 30,4 quilómetros entre Suai e Fatukai - já está praticamente concluído.
 
Estimativas da organização timorense La'o Hamutuk apontam a que a autoestrada já custou 200 milhões, estando orçamentados ainda para o primeiro troço 105 milhões de dólares, entre 2018 e 2020.
Faltam ainda concluir três troços da ligação, os 34,3 quilómetros entre Faticai e Dotik, os 42 quilómetros entre Dotik e Buikarin e os 36 quilómetros entre Buikaran e Beaço.