Inauguração da exposição "Cantão e a Rota Marítima da Seda"
Imagem
Inauguração da exposição "Cantão e a Rota Marítima da Seda"
Publicado em 22-09-2017
Decorreu no dia 21 de setembro, a inauguração da exposição “Cantão e a Rota Marítima da Seda”, no Museu de Évora - Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, que contou com o apoio da UCCLA. O Secretário-Geral, Vítor Ramalho, esteve representado pelo coordenador cultural, Rui Lourido. 
 
A mostra foi organizada pelo Observatório da China e Museu de Guangzhou, em parceria com a Câmara Municipal de Évora, Museu Frei Manuel do Cenáculo/Direção Regional de Cultura do Alentejo, e conta com o apoio da UCCLA, Embaixada da República Popular da China e Turismo do Alentejo.
 
    
 
A sessão de abertura contou com a presença das seguintes personalidades: Embaixador da República Popular da China, Cai Run, presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, Diretor do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, António Alegria, Diretora do Departamento de Cultura do Governo de Guangzhou, Ou Caiqun, presidente da Região de Turismo do Alentejo - ERT, António Ceia da Silva, Diretora da Delegação Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, em representação do Ministro da Cultura de Portugal, Luís Filipe Caldas, esteve o historiador de arte Fernando António B. Pereira que leu uma mensagem do Ministro, e o presidente do Observatório da China e representante do Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, o coordenador cultural Rui Lourido. 
 
Esta exposição pretende aprofundar o conhecimento e os laços culturais com a China, através da divulgação à população do Alentejo, da milenar cultura da província chinesa de Cantão, uma das mais importantes a nível cultural e económico e que teve um papel pioneiro nas relações marítimas da China com o Ocidente e o Oriente.
 
A exposição apresenta uma coleção de importância histórica, com peças originais, algumas delas recolhidas em escavações arqueológicas em túmulos das antigas Dinastias. Incluí, também, artefactos datados de há mais de 2000 anos e peças que ilustram as relações marítimas e comerciais de Cantão com a Europa e com Portugal.
 
A exposição estará patente ao público até ao dia 31 de dezembro de 2017. Horário de Verão: das 10h00 às 18h00. Horário de Inverno: das 9h30 às 17h30.
 
A exposição tem um custo de entrada de três euros, que permite visitar, igualmente, a exposição permanente do Museu http://www.museudevora.pt/pt-PT/informacoes/ContentList.aspx