Com vista a planificar a próxima reunião da rede temática de Proteção Civil, deslocou-se à Ilha do Sal, em Cabo Verde, de 6 e 8 de julho, o coordenador das redes temáticas da UCCLA, Renato Costa, o chefe de Divisão dos Serviços de Proteção Civil de Cascais, Carlos Estibeira, e o representante da cidade guia da rede temática, Celestino Afonso.
Um dos objetivos da deslocação consistia, juntamente com responsáveis da proteção civil do Sal, no levantamento das necessidades de formação e de equipamento, de modo a se proceder ao planeamento da ação de formação a realizar na ilha, no âmbito do encontro técnico anual da rede temática - que terá lugar no município da Calheta/Santiago e duas ações de formação, respetivamente em Santiago e no Sal, em Cabo Verde, entre os dias 11 e 17 de outubro próximo.
Outros dos objetivos da deslocação prendia-se com o identificar quais os temas do encontro, quer no que se prende com as apresentações, quer no que respeita às áreas temáticas da ação de formação relativa a Santiago.
Assim, ficaram definidas as seguintes áreas prioritárias como objeto de formação para a ilha do Sal: erosão costeira, cheias e inundações, acidentes de viação, incêndios urbanos e acidentes de trabalho - tendo sido consideradas as seguintes tipologias de ocorrências: emergência pré-hospitalar, acidentes de viação e incêndios urbanos.
No que se prende com a formação a realizar na ilha de Santiago, a mesma dará continuidade ao programa estabelecido no ano passado e irá estar estar a cargo de especialistas dos serviços de Proteção Civil de Lisboa e de Cascais.
Tiveram, ainda, lugar visitas a instalações e encontro com o vereador Vítor Cardoso e com o vereador da Gestão Descentralizada de Santa Maria e Gestão da Polícia Municipal, Herminio Monteiro, que se revestiram do maior interesse com destaque para a apresentação da UCCLA no que se refere às suas atividades, objetivos e ações dirigidas a Cabo Verde.