Ilha de Moçambique assinalou 23 anos de elevação a Ilha

Ilha de Moçambique assinalou 23 anos de elevação a Ilha

A Ilha de Moçambique (Membro Efetivo da UCCLA) assinalou, dia 13 de dezembro, 23 anos desde que foi elevada a Património Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), ainda com desafios para a sua restauração.

Para celebrar a data, as autoridades administrativas organizaram diversas atividades artístico-culturais com destaque para uma exposição fotográfica que retrata as várias fases da reabilitação das infraestruturas histórico-culturais locais.

A UNESCO declarou a 13 de dezembro de 1991 que a Ilha de Moçambique deve ser considerada cidade património cultural da humanidade em exaltação do seu valor histórico-cultural, arquitetónico e natural.

Desde aquela data, o Governo, com apoio de parceiros internacionais, com enfoque para países como Japão, Holanda, Portugal, Espanha e Noruega, tem investido na reabilitação do espólio infraestrutural daquela urbe, onde já é visível alguma transformação, sobretudo de edifícios e vias de acesso.

De referir que importantes infraestruturas que transportam o valor histórico-cultural existentes na Ilha de Moçambique mereceram intervenção, que consistiu na manutenção da sua estrutura física sem alterar a sua arquitetura e que voltaram a trazer a imagem dos anos da sua construção, muito antes da sua elevação à categoria de cidade há 196 anos, à base de pedra e cal com vigas de madeira de espécie rara e bastante rija conhecida por mecrusse.

Entre os edifícios reabilitados, podem citar-se os museus de São Paulo, Arte Sacra, Casa Girassol, a Fortaleza São Sebastião, primeiras igrejas e mesquitas no país.


Mais informações



 

Publicado em 17-12-2014