Guiné-Bissau e Espanha assinam memorando de entendimento

Guiné-Bissau e Espanha assinam memorando de entendimento

A República da Guiné-Bissau e o Reino de Espanha assinaram, dia 12 de janeiro, um memorando de entendimento para incremento da cooperação nos domínios do ensino, cultura e desporto.

O documento foi assinado pela ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades da Guiné-Bissau, Suzi Carla Barbosa, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e da União Europeia do Reino de Espanha, José Manuel Albares Bueno, no âmbito da visita que o governante espanhol efetuou e que serviu para assinalar o início da retoma da cooperação entre os dois países.

De acordo com Suzi Carla Barbosa, o objetivo da assinatura dos acordos é mostrar a retomada de cooperação e intensificar ainda mais as relações entre os dois países em diferentes setores como a educação, a saúde, a pesca, o turismo, a cultura e o desporto para ajudar a desenvolver a Guiné-Bissau.

Esta governante, afirmou ainda que a visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha à Guiné-Bissau é uma visita de diplomacia económica para ver os mercados que a Guiné-Bissau tem para oferecer à Espanha, mas também, de fortificar os nossos laços de cooperação política, sobretudo, no domínio pesqueiro, porque Espanha é um grande país de tradição pesqueira e pode ajudar a Guiné-Bissau a criar indústria de transformação do pescado, postos de venda e emprego.

A ministra recordou que Espanha perdoou a dívida da Guiné-Bissau no valor de 10 milhões de Euros, que foram investidos no setor social.

Para José Manuel Albares Bueno, a Guiné-Bissau é um dos países da África Ocidental que pode colaborar com a Espanha em segurança no combate à emigração irregular, tráfego de seres humanos e entre outros males, por um lado, por outro, a Espanha pode ajudar a Guiné-Bissau no setor agroalimentar para o combate à insegurança alimentar, promover o turismo, reforçar a atividade de pesca com os barcos espanhóis, no âmbito de Acordo de Pesca entre a Guiné-Bissau e a União Europeia.

 

Ministério da Cultura, Juventude e Desportos da Guiné-Bissau

 


 

Publicado em 14-01-2023