Dia Mundial da Língua Portuguesa comemorado em Guimarães

Guimarães comemorou o Dia Mundial da Língua Portuguesa

A cidade de Guimarães (Membro Efetivo da UCCLA) assinalou o Dia Mundial da Língua Portuguesa, 5 de maio, com a realização de um seminário no Centro Cultural Vila Flor, coorganizado pela Câmara Municipal e pela Universidade do Minho. O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, moderou o painel “A Língua como património vivo”.

O seminário teve 3 sessões/painéis: “Promoção da língua portuguesa em contexto académico”, “A Língua como património vivo” e “Desafios de futuro para a língua portuguesa”.

O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, moderou o painel “A Língua como património vivo”, que contou com as intervenções de:
- Nazim Ahmad - Representante Diplomático da Imamat Ismaili
O papel das organizações da Sociedade Civil
- Sérgio Sá Leitão - Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Museu da Língua Portuguesa - Brasil
- Larissa Torres Graça - Gerente de Patrimônio e Cultura da Fundação Roberto Marinho Reconstrução do Museu da Língua Portuguesa 
- Marília Bonas - Diretora Técnica do Museu da Língua Portuguesa
O futuro do Museu da Língua Portuguesa
- Moisés Martins - Universidade do Minho
O Museu Virtual da Lusofonia da Universidade do Minho
 

Na sua intervenção, Vitor Ramalho destacando a importância do Dia Mundial da Língua Portuguesa, afirmou que é uma “língua em expansão, exatamente pelo efeito da dinamização que os países de língua oficial portuguesa sobretudo depois da independência alcançaram, é uma das línguas mais faladas à escala planetária, como é sabido, a primeira do atlântico sul, uma das mais utilizadas nas redes sociais – alguns analistas classificam-na como a terceira mais utilizada – e, para além de tudo o mais, tem o peso do relacionamento dos povos e dos países” que a falam. O seu “peso económico é evidente e a circunstância de ela ser hoje utilizada como língua das 32 instituições mundiais, incluindo nas instâncias ecuménicas, dá bem conta da importância dela neste mundo”.

 

Veja qui a transmissão no Facebook em https://fb.watch/5nVif3Omz4/ ou no Youtube em www.youtube.com/watch?v=ISY2gLpK9qY.

Programa do seminário

 

 

 

Publicado em 06-05-2021